TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo da Estatística

Resenha: O estudo da Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  Resenha  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

Esta disciplina foi produzida como seqüência do curso de Estatística. Todos os conceitos aprendidos lá serão utilizados aqui como matéria prima para o aprofundamento dos conceitos estatísticos. Na Estatística Aplicada iremos ver assuntos mais próximos da prática profissional do que vimos anteriormente, mas necessitaremos de ferramentas matemáticas mais elaboradas. Na medida do possível iremos revê-las quando forem necessárias. Mas é sempre conveniente que você revise os conceitos matemáticos aprendidos em disciplinas anteriores.

O estudo da Estatística, como de todas as ciências exatas, obriga à repetição, o maior número de vezes possível, de exercícios de fixação. No presente material os cálculos definidos são mostrados uma única vez, como exemplo, mas o aluno deve se lembrar que terá à disposição nos materiais complementares uma grande quantidade de exercícios e problemas e que o aprendizado somente será garantido caso eles sejam feitos em sua totalidade.

Na disciplina de Estatística vimos e diferenciamos População e Amostra e a seguir passamos ao estudo da Estatística Descritiva, ou em última análise ao estudo das amostras. Agora iremos passar ao estudo das populações e das relações entre as populações e suas amostras.

A idéia geral é conhecer primeiro qual é o comportamento previsto para populações e amostras e a seguir relacioná-las obtendo previsões com razoável grau de confiança.

O curso de Estatística Aplicada foi dividido em cinco assuntos.

No 1º assunto trataremos dos assuntos referentes às probabilidades. Como são calculadas e quais seus limites de utilização. Esses conceitos são importantes para se ter a idéia exata do que significa algo ser provável e não certo. É um assunto no qual o raciocínio lógico é fundamental. Procurou-se apresentá-lo de maneira progressiva e natural, não se prendendo a grandes refinamentos matemáticos. No final desse módulo você vai encontrar um resumo onde as ferramentas matemáticas são apresentadas de modo mais formal. A idéia básica deste capítulo é revisar os principais conceitos e dotar o estudante de ferramentas para o entendimento dos assuntos posteriores.,

No 2º assunto trataremos das distribuições de probabilidades discretas, que a exemplo das distribuições de freqüências já vistas apresentam os valores trabalhados de maneira mais resumida e direta. Devemos notar que ao contrário das distribuições de freqüências as informações são prováveis e não reais. Neste mesmo assunto trataremos das distribuições de probabilidades contínuas. Nos assuntos anteriores serão apresentadas as duas mais importantes distribuições de probabilidades. A Distribuição Binomial e a Distribuição Normal. A partir do estudo delas se pode estender o conhecimento para as outras distribuições, bem menos usadas na prática.

Os 3º e 4º assuntos referem-se à amostragem, ou seja, ao estudo das relações entre as populações e as amostras delas retiradas. São basicamente três vertentes de estudo:

· A previsão do comportamento de amostras a partir do conhecimento da população da qual foram retiradas;

· A previsão do comportamento de uma população a partir do estudo de amostras dela retirada.

· E da comparação entre amostras e populações, na pesquisa de diferenças casuais ou causais.

O 5º assunto estuda as relações e correlações entre duas variáveis e o comportamento matemático dessas relações. Procura-se verificar se, dadas duas variáveis existe entre elas algum tipo de relacionamento e se existir, qual é.

Terminados esses assuntos estaremos aptos a entender como se pode prever um acontecimento futuro ou desconhecido, a partir de estudos relativamente menos trabalhosos, permitindo que se tenham ferramentas preciosas para a tomada de decisões, em última análise a finalidade básica de qualquer ramo profissional

Esperamos que, com esse material, você tenha a oportunidade de completar o aprendizado de Estatística e, apto a utilizá-la como instrumental básico para seu melhor desempenho profissional.

Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados. Para cada assunto, uma leitura fundamental exigida está disponibilizada no conteúdo correspondente. São aconselháveis leituras complementares, sugerindo-se a obra BRUNI, ADRIANO LEAL. Estatística Aplicada à Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007. No mínimo você deverá buscar entender bastante bem os conceitos apresentados, mas essa compreensão será maior, se você repetir o máximo possível os exercícios sugeridos nas várias obras elencadas. Você mesmo perceberá isso, ao longo dos estudos.

a – Conteúdos (assuntos)

1 – Revisão da Teoria Elementar das Probabilidades

1.1– Definições.

1.2– Árvore de decisões.

1.3– Conceitos Matemáticos

1.4– Aplicações práticas

2– Distribuições de Probabilidades

2.1– Distribuição Binomial

2.1.1 – Esperança e Variância Matemática.

2.1.2 - Aplicações Práticas.

2.2– Distribuição de Poisson – Noções Básicas

2.3– Distribuição Normal

2.3.1– Noções teóricas. Procedimentos de Cálculo.

2.3.2– Aplicações Práticas.

3– Intervalos de Confiança

3.1 – Para as médias.

3.2 – Para as proporções.

3.3 – Para as semi médias e semi proporções.

3.4– Para a variância e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com