TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Estatística

Abstract: O que é Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Abstract  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Estatística?

Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Quase todos os dias somos expostos à estatística, como por exemplo:

“Espera-se que a produção americana de carvão, que aumentou em 2,5% em 2006, sofra uma redução de 3,1% em 2007.”

Essa afirmação é baseada na coleta de dados. Dados consistem em informações que vêm de observações, contagens, medições ou respostas.

Há dois tipos de conjuntos de dados usados em estatística. Esses conjuntos são chamados de população e amostra.

Uma população é uma coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens que são de interesse.

Uma amostra é um subgrupo de uma população.

Dados amostrais podem ser usados para formar conclusões sobre populações. Os dados amostrais devem ser coletados usando o método apropriado, tal como a seleção aleatória. Se os dados não forem coletados usando-se o método apropriado, eles não terão valor.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.

Podemos citar algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância:

• A Indústria: No planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com