TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é estatística?

Projeto de pesquisa: O que é estatística?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.626 Palavras (19 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: TERESINA-PI

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ESTATISTICA

Antônio Carlos Ribeiro Soares - RA 370518

Carlos Augusto da Silva - RA 350755

Francisca Yonara Franco Carneiro - RA 372243

Francisco Passos de Sousa - RA 375819

Marcilene Oliveira Brito - RA 350075

Vanessa de Alencar Araújo - RA 351898

Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão e aprovação na disciplina de Estatística, no curso de Ciências Contábeis, da Universidade Anhanguera - UNIDERP.

TUTORA: Prof.ª Mª Ivonete Melo de Carvalho

TERESINA – PIAUÍ

SETEMBRO/2013

INTRODUÇÃO

A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Bem como, fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliação de desempenho, e atua na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

O que é Estatística?

O que modernamente se conhece como simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planeja mento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Apesar de Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético

E disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e

organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras Ciências. Na área médica, Na área tecnológica, entre outras. O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social.

As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. Exemplificamos, a seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância, bem como as principais atribuições desse profissional. Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc. O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, Ensino superior, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos. NA área de Demografia estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade; analisa os fluxos migratórios; estabelece níveis e padrões para testes clínicos; planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatística constituem as autarquias que têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o Território Nacional. A formação acadêmica do estatístico está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes. Essa formação básica permite ao estatístico utilizar técnicas para: Efetuar levantamentos e análises de informações; Planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas científicas; Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos processos. A exploração de vastas e diversas bases de dados estatísticos hoje existentes requer um profissional capaz de extrair daí relevantes informações através do uso de modernas técnicas de amostragem, modelagem e inferência que são algumas das ferramentas usuais da Estatística.

A formação do estatístico permite que ele desenvolva aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre determinados fenômenos. Para isso é preciso: Construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com