TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é estatística?

Seminário: O que é estatística?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

O que é estatística?

Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados, ela está presente em todas as áreas da ciência que envolva o planejamento do experimento, a construção de modelos, a coleta, o processamento e a análise de dados e sua consequente transformação em informação, para demandar, contestar ou validar hipóteses científicas sobre um fenômeno observável.

Hoje, na era da informação, o aprendizado a partir de dados é um dos estímulos mais expressivos. Podemos dizer que a Estatística, com base na Teoria das Probabilidades, fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza.

Um estudo histórico nos ajuda a compreender os modelos existentes nos ramos estatísticos, assim como buscamos no passado entender melhor a existência dos homens e das sociedades. Durante o século XIX, foram muitas as inovações na área da matemática aplicada como probabilidade, medidas de posição e dispersão, métodos bivariados, medidas de correlação, entre outras.

Os métodos estatísticos são amplamente utilizados em diversas áreas, há uma grande importância e intensidade no relacionamento entre a estatística e outras ciências como, por exemplo: Engenharias Ciências sociais, genética, biologia, medicina, administração, ciências da educação, etc.

Sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais, fica claro que se pode utilizar em praticamente todas as áreas métodos estatísticos.

O avanço da informática também coopera para que cada vez mais a estatística ganhe espaço se estendendo em quase todas as áreas do conhecimento.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país

No Brasil a área de Estatística está bem consolidada. A fundação da Associação Brasileira de Estatística (ABE) foi fundamental para promover e alavancar as atividades de ensino e pesquisa em Estatística no País. A ABE é responsável por várias reuniões especializadas regionais e nacionais. Além dessas reuniões, a ABE promove, a cada dois anos, o principal evento nacional na área de estatística, o Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), com uma média superior a 600 participantes por reunião.

O Estatístico pode atuar com maior importância nas áreas de Recursos humanos: o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados, propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional.

Na área industrial: A atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos, nos testes de produtos, no controle de qualidade e quantidade, no controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com