TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é estatística?

Tese: O que é estatística?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  10.820 Palavras (44 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 44

O que é Estatística ?

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados.

Portanto, a Estatística nada mais é do que um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações e, tem como objetivo a produção da melhor informação, a partir dos dados disponibilizados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações.

Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências.

As organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

BUSCA DE INFORMAÇÃO REFERENTE ÀS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atualmente provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.

Ainda hoje, no conceito popular, a palavra estatística evoca dados numéricos apresentados em quadros ou gráficos, publicados por agências governamentais, referentes a fatos demográficos ou econômicos. A utilização de tabelas e gráficos são frequentes na Estatística. As tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

Hoje em dia todo administrador precisa utilizar métodos estatísticos, e para isso precisa conhecê-los. Um administrador precisa tomar decisões, para tanto precisa das informações confiáveis e para isso é preciso coletar os dados, resumi-los e interpretá-los. Como a estatística fornece o meio para todas essas etapas, trata-se de um conhecimento indispensável para o administrador.

Antes de qualquer abordagem estatística é preciso definir o que será pesquisado, como poderemos escolher o melhor caminho, se não sabemos para onde ir? Por este motivo precisamos definir corretamente.

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego,divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Uma ferramenta multidisciplinar

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento,tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle,desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS. Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaborados, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidas de forma ruidosa e incerta.

O mercado de trabalho

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. A seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância: Indústria, Área de Recursos Humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, Área de Demografia, Área de Marketing e Análise de Mercado, Área Financeira e Bancária.

Estatística nas Empresas

Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com