TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é estatística?

Tese: O que é estatística?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO - HISTÓRICO

Acredita-se que o termo estatística tenha sido primeiramente empregado para designar o conjunto de dados referentes a assuntos do Estado. A palavra Estatística provém da palavra latina STATUS “ESTADO”. Justifica-se pois, a origem desta ciência está associada a levantamento que, por serem onerosos, apenas o ESTADO (Governo) possuía condições de arcar com os custos elevados desses levantamentos. Embora a palavra Estatística ainda não existisse, há indícios de 3000 AC já se faziam censos na Babilônia, China e Egito. A própria Bíblia no livro quarto (Números) do velho testamento começa com uma instrução a Moisés: Fazer um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Na época do Imperador César Augusto, saiu um edito para que se fizesse o censo em todo império Romano. Durante muito tempo os recenseamentos, nascimentos, óbitos, registros de produções industriais e comerciais, etc; foram objetos da Estatística. A partir do século XVII com os trabalhos demográficos de John Graunt (1620 – 1674) na Inglaterra e paralelamente com a teoria das probabilidades iniciadas por Fermat e Pascal, desenvolvida por Bernoulli, Gauss, Laplace e outros e mais recentemente (século XIX e XX) com Pearson, Galton , Poisson, Gosset (Student) e outros a Estatística se estruturou como ciência e ganhou enorme evidência. A palavra estatística teria sido utilizada, possivelmente, por Gottfried Achenwall, acadêmico alemão, por volta da metade do século XVIII. De forma mais recente, a Estatística sofreu importantes contribuições através do avanço tecnológico dos computadores. Atualmente, pode-se definir Estatística como a ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise, e interpretação de dados ( Costa Neto 2002)

2- NOÇÕES BÁSICAS O que é Estatística? A estatística, de uma forma simples, pode ser definida como a ciência dos dados (um (ou mais) conjunto de valores, numéricos ou não).

3.1

FACULDADE DE TECNOLOGIA - FATEC-ZL Prof. Elpidio

População: É um conjunto de elementos (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica. Amostra: É uma parte da população, obtida mediante de um critério (técnicas de amostragem).

Envolve a coleta, classificação, resumo, organização, análise e interpretação dos dados. Ou seja, podemos entender a Estatística como um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados obtidos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área de conhecimento. Num sentido mais restrito, o termo estatística é usado para designar os próprios dados ou medidas deles derivados como, por exemplo, médias, desvios,.... Assim, fala-se em estatístíca de empregos, de acidentes, etc. A grosso modo, podemos dividir a Estatística em três áreas: • Estatística Descritiva - é, em geral, utilizada na etapa inicial da análise, quando tomamos contato com os dados pela primeira vez. Um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir os dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse. Utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar os padrões de comportamento dos dados, para resumir a informação contida nesses dados e para apresentar a informação de forma conveniente (VIEIRA, 1999). • Probabilidade - é a teoria matemática do ”acaso”, utilizada para se estudar a incerteza que surge de fenômenos de caráter aleatório. Ela estuda o risco e o acaso em eventos futuros e determina se é possível ou não seu acontecimento. • Inferência Estatística (Indutiva) – representa o estudo dos dados de amostras com objetivo de entender o comportamento do universo. São técnicas utilizadas sobre os dados da amostra que possibilitam a extrapolação das informações para obter uma estimativa sobre a população.

O processo de pesquisa e dividido em 4 etapas, sendo elas:

Etapa 1: Reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa. Consiste em precisar o objeto de estudo. Por exemplo: Números de alunos matriculados nas escolas do municipio do ensino médio e suas faixas etárias.

Etapa 2: Planejamento da pesquisa. É muito importante para o sucesso da pesquisa, temos que considerar: ** Cronograma das atividades; ** Custos envolvidos;

4.1

FACULDADE DE TECNOLOGIA - FATEC-ZL Prof. Elpidio

População: É um conjunto de elementos (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica. Amostra: É uma parte da população, obtida mediante de um critério (técnicas de amostragem).

** Informações já disponiveis; ** Critério para coletas de dados. A execução de qualquer tarefa deve seguir rigorosamente o planejado.

Etapa 3: Execução da pesquisa. A coleta de dados pode ser realizada de forma direta ou de forma indireta( quando utiliza dados já coletados por outras entidades), desde que, sabidamente, esta de acordo com o planejado). Pode ser realizada de modo contínuo, periódico (ex. época de chuvas) ou ocasional.

Etapa 4: Comunicação dos resultados. Se, por alguma razão, aparecer um dado muito discrepante dos demais que foram colhidos, este dado deve ser eliminado da amostra, pois é capaz de provocar enganos na interpretação dos resultados. Após a organização dos dados brutos, eles são apresentados através de tabelas e gráficos. A organização desses dados é chamada de série estatística. Dentre estas 4 etapas, na execução da pesquisa há um uso intenso de estatística para o processamento, análise e interpretação dos dados, ou seja, transformar os dados brutos coletados em informações relevantes para solucionar ou ajudar na solução do problema que deu origem à pesquisa.

3- Variáveis, coleta de dados, população e amostra

Quando um pesquisador anota ou mede a intensidade efetiva de uma característica que assume diferentes valores em cada um dos objetos ou pessoas observadas, dizemos que este pesquisador está trabalhando com variáveis. Podemos citar, como exemplos de variáveis, a idade de pessoas que cursam o primeiro ano de uma faculdade noturna, a estatura ou o peso de indivíduos, o rendimento das famílias em uma grande cidade, o número de empregados dispensados por mês em uma grande empresa, entre outros. Varíaveis estão intimamente ligadas com os dados. Um caso particular de uma varíavel é a constante, em que um certo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com