TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor de métodos estatísticos

Artigo: O valor de métodos estatísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CETEC – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CET060 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS 1ª UNIDADE – ESTATÍSTICA DESCRITIVA

2009

1. IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA

1.1 Por que precisamos aprender Estatística?

Os métodos estatísticos são consciente ou inconscientemente usados em várias situações, especialmente na apresentação de informações oriundas de dados numéricos. Diversas vezes, apresentações são baseadas, principalmente, em algum tipo de técnica utilizando teorias matemáticas; porém durante a preparação e apresentação dos dados, métodos estatísticos são utilizados para definir a técnica de coleta de dados e chegar a uma conclusão através das informações coletadas. Os métodos estatísticos têm aplicações em controle de processo, controle de produto, solução de problema, melhora na fabricação e manutenção econômica além de satisfação do cliente. Por este motivo o conhecimento destes métodos está se tornando cada vez mais importante para engenheiros e demais profissionais engajados em programas de promoção da qualidade e produtividade.

Métodos estatísticos representam as ferramentas básicas para remediar e controlar variações, porque a análise estatística é a única base para tentar entender variabilidade. Indústrias ocidentais estão acordando para o uso de métodos estatísticos e técnicas relacionadas para fazer frente ao crescimento constante da competição. Estas empresas tambémsabem que a implantação de um programa para melhoria da qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de produtos defeituosos fabricados, diminuir a necessidade da realização de inspeção e aumentar a satisfação dos clientes, fatores que implicam em um aumento da produtividade e da competitividade das empresas. Um profissional treinado em Estatística terá maior facilidade em identificar um problema em sua área de atuação, determinar os tipos de dados que irão contribuir para a sua análise, coletar estes dados e a seguir estabelecer conclusões e determinar um plano de ação para a solução do problema detectado.

A Estatística Descritiva abrange métodos gráficos e numéricos utilizados para resumir dados de maneira que características importantes da amostra possam ser expostas.

2. APRESENTAÇÃO DOS DADOS

2.1. O que é estatística e suas divisões

A Estatística é uma ciência ( ou método) baseada na Teoria das Probabilidades, cujo objetivo principal é nos auxiliar a tomar decisões ou tirar conclusões em situações de incerteza, a partir de informações numéricas.

Sandra-CET060-1

Divisões da Estatística A Teoria Estatística moderna se divide em dois grandes campos: Estatística Descritiva - consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados. Estatística Indutiva - consiste em inferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com