TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRÕES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO.

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso DE MATEMÁTICA

EDIVÂNIA SANTOS DE LUCENA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR  INDIVIDUAL

[pic 3]

Arapiraca

2015

EDIVÂNIA SANTOS DE LUCENA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR  INDIVIDUAL

Trabalho de Matemática de apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral interdisciplinar: Cálculo Diferencial e Integral; Estruturas Algébricas; Modelagem Matemática e Seminário VI.

Orientadores: Debora Cristiane Barbosa Kirnev, Keila Tatiana Boni, Renata Karoline Fernandes.

                                                            Arapiraca

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

2.1 PADRÕES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO........04

2.2 MODELAGEM  MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES  POLINOMIAIS DO                       2º GRAU....................................................................................................................06

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................09


1 INTRODUÇÃO

                          De acordo com as orientações o objetivo deste trabalho está em realizar uma tarefa interdisciplinar analisando  artigos científicos relacionados às disciplinas do semestre. Deste modo aprofundar nosso conhecimento, desenvolver  o senso crítico e ter embasamento teórico para a prática de sala de aula.

        O presente trabalho está estruturado da seguinte forma: após  realizar a leitura de cada um dos artigos científicos sobre “Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico” e  “Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau” o aluno deverá  elaborar uma resenha crítica de cada um deles.

                          PADRÕES E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO.

BORRALHO. António, BARBOSA. Elsa. Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Disponível em

< http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/1111.pdf Acesso em

15 out. 2015.

A álgebra é um dos eixos estruturadores do ensino fundamental, o seu domínio e o desenvolvimento do pensamento algébrico é muito importante, mas articular números concretos para situações abstratas como é o caso da aritmética para a álgebra é uma dificuldade apresentado pela maioria dos alunos do Ensino Fundamental.

O artigo foi dividido em 3 tópicos:

  • Problema e Enquadramento do Estudo

Corresponde à procura de padrões e regularidades que contribuirá para o desenvolvimento do raciocínio algébrico do aluno, permitindo formular generalizações em diversas situações, particularmente em contextos numéricos e geométricos.

  • A Exploração de Padrões num contexto de tarefas de Investigação e o Pensamento Algébrico

O segundo tópico nos mostra que diversos autores defendem que o estudo da álgebra seja ensinado aos alunos desde as series iniciais, mas infelizmente essa não é a nossa realidade, seu estudo ainda permanece ligado à manipulação simbólica e a resolução de problemas.

  • Proposta Pedagógica

O terceiro tópico apresenta o grande desafio do ensino da álgebra, o desenvolvimento do sentido do símbolo, e para demonstrar isso será realizado um estudo com alunos do 8º ano pelo fato de ser neste ano que a Álgebra é introduzida no currículo dos alunos.

         Com relação ao artigo os autores tiveram como objetivo realizar uma pesquisa na rede pública sobre o ensino do conteúdo de álgebra e seus padrões com a intenção de proporcionar melhorias para a educação. Procuraram compreender quais métodos eram utilizados para o ensino deste conteúdo e se eles eram eficazes para uma aprendizagem significativa.

Para a composição e relevância do artigo foram selecionado dois alunos do 8º ano de pequenos grupos distintos para investigação e resolução de situações – problemas, sendo uns deles o que obteve maior destaque e outro que obteve o pior, os resultados serviram para elaboração da análise de dados.

Esse estudo é importante para que nós como futuros educadores tenhamos postura ao ensinar álgebra, em especial no ensino fundamental e que esta seja feita de maneira objetiva e clara e não apenas uma ação mecânica e sem sentido, procurando sempre aprimorar a construção do conhecimento dos alunos.

O professor deve criar métodos em que os alunos possam compreender e desenvolver o pensamento algébrico e sua aplicação em situações de resoluções de problemas, favorecendo que o discente construa esse conceito algébrico, adquirindo base para aprendizagem em conteúdos matemáticos.

Indicado para os professores e alunos do curso de Matemática, pois a pesquisa realizada pelos autores pode levar estes futuros professores para uma reflexão sobre sua prática docente e as metodologias que eles irão aplicar na sala de aula, possibilitando que a aprendizagem por parte dos alunos aconteça de forma criativa e prazerosa auxiliando tanto na sua formação pessoal quanto profissional.

António Manuel Águas Borralho possui doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Entre suas principais publicações podemos citar: O Currículo Nacional do Ensino Básico e a Prática Letiva dos Professores de Matemática, Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, Aprendizagem no ensino superior: Relações com a prática docente entre outros.

Elsa Maria de Figueiredo Isabelinho Domingues Barbosa possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade de Évora (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Doutoranda em Ciências da Educação (Educação Matemática) - Universidade de Évora. Entre suas principais publicações podemos citar: Matemática e padrões no ensino básico, A Exploração de Padrões num Contexto de Tarefas de Investigação com Alunos do 8º Ano de Escolaridade entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (890.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com