TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR GESTÃO FINANCEIRA RELATÓRIO

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

             UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO PIM 1


Jacareí - SP/ 2022



Aluna: Paula Bianca Tabbi Rangel

RA: 2207173


Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a Teoria Clássica da Administração como modelo para o processo de determinação das estratégias empresariais, utilizando-se de exemplo a Companhia McDonald’s. Pretende-se, também, apresentar a histórica do pensamento administrativo na Teoria Clássica da Administração, identificando na mesma um modelo de estratégia empresarial e verificar pontos positivos e negativos vindos da aplicação da análise de dados históricos da empresa e de observações feitas no local.

INTRODUÇÃO

Do sistema de produção dos sanduíches, até a hierarquia dos colaboradores do McDonald's, é possível enxergar valores que, há muito tempo, foram estruturados afim de buscar a melhor maneira de gerência. Para entregar ao cliente o mesmo produto, com a mesma qualidade e a mesma rapidez por todo o mundo, a empresa deve desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho de um homem, dividir, de forma eficiente, o serviço, a responsabilidade e a autoridade dos gestores e dos trabalhadores. Para isso, é preciso selecionar, treinar e ensinar, de forma a desenvolver o trabalhador, para que o trabalho seja efetuado com sucesso. É visivel, no McDonald's, a importância da cadeia de comando. Podemos concluir que, ao observar e estudar estabelecimentos como o McDonald's as teorias da administração científica são fundamentais no processo de busca pela eficiência da produção.

A grande competitividade entre as organizações fez com que se desenvolvessem mudanças estratégicas com vistas à adaptação ao novo cenário empresarial. O tema de pesquisa surgiu como forma de sanar a curiosidade sobre uma empresa que se mantém sólida no mercado, oferecendo um produto padrão em todo o mundo utilizando o estilo clássico de administração, tão criticado e analisado atualmente.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO


Frederick Winslow Taylor, considerado o Pai da Administração Científica, começou seus estudos partindo do pressuposto de que os trabalhadores da época produziam apenas um terço de suas possibilidades. Por isso, realizou uma experiencia para que o problema fosse sanado. Procurou criar uma revolução mental entre os trabalhadores e a administração da organização, definindo diretrizes claras para melhorar a eficiência da produção.


De acordo com Taylor (1970) era preciso eliminar os movimentos falhos, lentos ou inúteis e depois afastar os movimentos desnecessários para realizá-los mais rapidamente. Este estudo trouxe numerosas vantagens de racionalização de métodos de trabalho e fixação de tempos padrões, de tal modo que um máximo de procedimentos poderia ser executado num mínimo de tempo e com a maior economia possível de movimentos.

Entretanto, sua prática ignorava algumas dimensões do ser humano, ou seja, o corpo transformado em máquina, justificaria a definição do homem como “uma coisa que faz”. O taylorismo reduz o corpo a gestos, tirando do trabalho a criatividade e o sentido.

Após os estudos de Taylor surgiu um novo enfoque dentro da Escola Clássica, seu precursor foi Henri Fayol que desenvolveu seu trabalho em todos os níveis organizacionais.

Ele provou a aplicabilidade de seus princípios usando-os nas áreas governamentais e em outras áreas da organização.

Tanto Fayol quanto Taylor criaram sistemas de administração e publicaram em suas obras as autoridades máximas sobre o assunto nelas tratados.

O que Fayol e Taylor criaram representa um aumento das fronteiras da capacidade humana para descobrir, inovar, combinar e coordenar recursos físicos e intelectuais, modo de ver, processos de trabalho, em benefício da solução dos problemas de que depende o aumento do bem-estar de cada homem, em cada comunidade.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


As estratégias de comunicação de marca são compreendidas a partir da construção de suas estratégias discursivas em suas lojas.

 Durante o horário de trabalho, os funcionários não têm acesso a qualquer dispositivo de comunicação online. Dentro dos restaurantes, o trabalho é muito operacional, exigindo muito foco.

esse contexto cria um desafio enorme para comunicação interna. O vazamento de informações é uma realidade que foi admitida pela empresa como algo natural, ou seja, correm o risco de serem reproduzidos em mídias sociais externas e públicas, como Facebook e Twitter, em questão de segundos.

Por isso a empresa decidiu por uma estratégia singular: todas as informações circulantes na comunicação interna devem ser encaradas como comunicação externa. Isso a fez tomar a decisão de trabalhar em comunicação interna somente com temas que podem se tornar públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com