TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio banco de dados

Por:   •  26/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

sistemas da informação

victor vieira antiquera - 245842013

Portfólio

Conceitos do Oracle

...............................................................................................................................Guarulhos

2016

victor vieira antiquera - 245842013

Portfólio

Trabalho apresentado ao Curso Ssitemas da informação  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Manutenção e Otimização de Banco de Dados.

        

Prof. Lucio Luzetti

...............................................................................................................................Guarulhos

2016

Introdução

Neste portfólio iremos falar sobre as seguintes ferramentas da Oracle que permite a administração e manutenção do banco de dados tais como:

  • SQL LOADER - que permite executar cargas rápidas de dados.
  • RMAN - Gerencia a estrutura de backup do banco de dados.
  • DATABASE CONTROL - Permite monitorar o banco de dados auxiliando na administração dos dados de sua empresa.

Atualmente a informação é o que movimenta as corporações e organizações e essas ferramentas auxiliam estas empresas pois elas precisam manter seu banco de dados sob devido cuidado de gerenciamento com backup e organização pois seus dados são os verdadeiros patrimônios dessas empresas.  

SQL Loader

SQL * Loader é o principal método para preencher rapidamente tabelas com dados de arquivos externos permite ler dados de arquivos externos e carregar estes dados em tabelas de um Banco de Dados Oracle, com a vantagem de efetuar cargas de dados mais rápidas que os caminhos de atualização de dados convencionais.

Ele tem um poderoso motor de análise de dados que coloca pouca limitação do formato dos dados no arquivo de dados. SQL * Loader é usado quando você especificar o comando SQLLDR ou usar a interface do Enterprise Manager.

Ele pode ser usado para afazer as seguintes atividades:

  • Carregar dados de vários arquivos de dados durante a mesma sessão de carga.
  • Carregar dados em várias tabelas durante a mesma sessão de carga.
  • Especifique o conjunto de caracteres dos dados.
  • Seletivamente carregar dados (você pode carregar registros com base nos valores dos registros).
  • Manipular os dados antes de carregá-lo, usando funções SQL.
  • Gerar valores de chave sequenciais únicos em colunas especificadas.
  • Use sistema de arquivos do sistema operacional para acessar os arquivos de dados.
  • carregar dados de disco, fita ou pipe nomeado.
  • Gerar relatórios de erro sofisticados, que auxiliam grandemente solução de problemas.
  • Carregar dados objeto-relacional arbitrariamente complexas.
  • Use arquivos de dados secundários para LOBs de carga e coleções.

No SQL Loader tem o arquivo de controle que é um arquivo de texto escrito em uma linguagem que o SQL * Loader entende. O arquivo de controle mostra onde encontrar os dados, como analisar e interpretar os dados, e onde inserir os dados.

Exemplo :

[pic 2]

RMAN

Hoje em dia muitas empresas adotam diversas estratégias de backup e recovery para seus bancos de dados. Muitas estratégias realizam somente o backup (cópia), porém, sem garantias que esse backup consiga fazer um restore (restauração) ou recover (recuperação) quando precisar, entrando num dos principais ditados de DBA, “Backup bom é aquele que volta”.
um aplicativo que a própria
 Oracle fornece na instalação do banco de dados e que pode gerenciar facilmente todas as nossas cópias e recuperações com segurança, fornecendo garantia ao ambiente e facilidade para os DBAs.


Conhecido também como Recovery Manageré um aplicativo fornecido pela própria Oracle Corporation desde a versão sete de seus bancos de dados. O objetivo do aplicativo é gerenciar todos o backup através de repositórios ou catálogos, é um aplicativo por linha de comando muito parecido com SQL*PLUS, compatível com Windows, 
Linux e Unix.

É muito poderoso em recursos, e, ao mesmo tempo, fácil e seguro na proteção dos backups. Permite realizar diversos tipos de backups, como backup completo (banco de dados offline), incremental (banco de dados online) e por backupset (cópia incremental apenas dos blocos alterados), além de recursos com flashback recovery (recuperação rápida de dados), duplicateauxiliarydatabase (duplicação do banco de dados para uma máquina local ou remota), recoveryblock (recuperação apenas do bloco de dados corrompida) e o Tablespace Point-In-Time Recovery (TSPITR), recuperação de um ou mais objetos em uma base auxiliar até um determinado período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com