TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais áreas de aplicação de dados estatísticos

Artigo: Principais áreas de aplicação de dados estatísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Estatística

A estatística nada mais que a ciência que através de conjuntos de técnicas que interpreta dados (informações com base em observações, contagem, medições ou respostas), para tomada de decisões. As principais aplicações da estatística estão nas pesquisas eleitorais, índices econômicos, meteorologia, analise de mercado e em outros processos que possam ser comprovado cientificamente.

É fato que a estatística está presente todos os dias no nosso cotidiano. E claro que você já ouviu falar do IBGE. O IBGE realiza censos e organizar as informações obtidas, para suprir órgãos governamentais federal, estadual e municipal entre outros.

Quando ouvimos falar em censo de demográfico ou então quando ouvimos, a taxa de analfabetos no Brasil subiu ou cai tanto%, estamos direta ou indiretamente falando de trabalho envolvendo a estatística.

A estatística tem em sua leitura uma pequena incerteza, mas com as técnicas de estatística tentam-se diminuir e controlar a margem de erro.

A estatística deve vários contribuidores desde o século XVII, como por exemplo, John Graunt, dados. Ele estudou registros de óbitos em Londres no inicio de 1600.

Vimos a cima o que quer disser dados mas existem dois tipo :

Dados quantitativos: referente a quantidade, que expressa valores numéricos.

Dados qualitativos: são atributos, qualidades de em si.

Na estatística há dois tipos de conjuntos de dados:

População é a coleta de todas as medições, resultados relevantes.

Amostra, subgrupo de uma população.

Diferença entre estatística descritiva e inferencial

Estatística descritiva: envolve organização, resumos representação dos dados.

Estatística inferencial usa uma ferramenta básica a probabilidade, esse ramo de estatística envolve o uso de uma amostra para chegar na sua conclusão sobre a população.

Estatística na Administração:

A estatística só não pode como ajuda a organização através de pesquisa de mercado, região, pesquisa publico alvo. Veremos um exemplo a baixo

Volkswagen ganha prêmio em pesquisa de qualidade

‘’ Em pesquisa realizada em julho desse ano pela JD Power do Brasil, empresa que pesquisa a satisfação do mercado nacional no setor automobilístico, apontou a Volkswagen como a melhor marca para subcompactos e compactos, representados pelo Gol G5 e pelo CrossFox.

Foram ouvidos 5 mil proprietários de vários marcas. Eles tiveram que opinar sobre os serviços prestados pelas concessionárias, custos com o veículo, como gastos com combustível, seguro e manutenção, além de darem notas para desempenho, design e conforto dos seus carros.

Já na categoria de classificação geral das montadoras, a Volkswagen ficou apenas em 5º lugar. A ganhadora dessa categoria foi a Toyota, seguida da Honda e da Citroën.’’

( reportagem, revista quatro rodas)

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com