TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a origem do termo estatística?

Tese: Qual é a origem do termo estatística?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  1.273 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é a origem do termo estatística?

R: O termo estatística surge da expressão em latim statisticum collegium palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado", ou político, e a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall. Aparece como vocabulário na Enciclopédia Britânica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificação de dados, no início do século XIX.

2) Por que a estatística é importante?

R:A Estatística é importante porque nos permite entender e lidar com a noção de variabilidade.É através da Estatística, por exemplo, que podemos fazer uma pesquisa eleitoral entrevistando somente alguns eleitores ao invés de entrevistarmos todos os eleitores de um município, economizando tempo e recursos financeiros.

3) Diferencie população e amostra?

R:População é a totalidade de pessoas, animais, plantas ou objectos, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

Amostra é um subconjunto de uma população ou universo. A amostra deve ser obtida de uma população específica e homogénea por um processo aleatório. A aleatorização é condição necessária para que a amostra seja representativa da população.

4) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

Pelo fato da Amostra ser um subconjunto de uma população, ou seja, através da amostra podemos coletar a porcentagem de uma população inteira.

5) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação)

R: Uma pesquisa para estudar o peso dos 1000 alunos de uma academia de ginástica. Digamos que sejam escolhidos 50 indivíduos e que seus respectivos pesos sejam anotados. A variável aleatória a ser observada é "peso". A população é formada pelos 1000 alunos, e a amostra é formada pelos 50 alunos cujos pesos foram medidos. O que se espera é que esta amostra, se adequadamente escolhida, tenha características semelhantes (chamadas de parâmetros) à da população em estudo.

6) Quais são os requisitos de uma amostra?

R: Os requisitos de uma amostra é que seja finita, representativa

da população, aleatória e não sistemática.

7) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com