TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Do Termo Trabalho

Monografias: Origem Do Termo Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 2

O termo trabalho é originário do latim tripalium, que designa instrumento de tortura. Por extensão, significa aquilo quefatiga ou provoca dor.

O trabalho é da idade do homem e é uma atividade pela qual o homem transforma o universo.

Será que trabalhar é uma condição essencial ao homem? Ou o homem só trabalha por necessidade e pela ameaça de sepoder extinguir se não trabalhar?

Para Kant, o homem é o único animal votado ao trabalho. É necessária muita preparação para conseguir desfrutar doque é necessário à sua conservação. Mesmo que todas as condições existissem para que não houvesse necessidade dohomem trabalhar, este precisa de ocupações, ainda que lhe sejam penosas. A ociosidade pode ser ainda um maiortormento para os homens.

Michel Foucault tem outra perspetiva: em todos os momentos da história, a humanidade só trabalha perante a ameaçade morte, qualquer população que não encontre novos recursos está votada à extinção e, inversamente, à medida queos homens se multiplicam, empreendem trabalhos mais numerosos, mais difíceis e menos fecundos. O trabalho devecrescer de intensidade quanto maior for a ameaça de morte e por todos os meios terá de se tornar mais rentável,quanto de menos acesso as subsistências existirem.

É como uma atividade penosa a que o homem não pode fugir que a conceção de trabalho herdou das suas origens gregae judaico-cristã.

Só o êxito do capitalismo burguês, no século XIX, coloca o trabalho como um valor supremo de uma sociedade voltadapara o lucro e para a prosperidade e crescimento.

O trabalho constitui-se mais tarde como uma questão social com a produção industrial, o trabalho torna-se um fim em simesmo e o trabalhador é um mero instrumento de produção, necessário ao funcionamento de uma fábrica, mas do qualexiste a outra parte, o capital, necessário para a fábrica se estabelecer e que não depende do trabalhador.

Nos nossos tempos, com novo sistema de valores, o trabalho é uma das dimensões em que o homem se realizajuntamente com a família, os tempos livres, os amigos, a cultura, etc.

O trabalho é um processo universal, está presente em todos os homens, em todas as gerações, mas também tem umadimensão pessoal, pois é através do sujeito que se efetua e esse sujeito, através do trabalho, tem uma forma derealização pessoal. Não se pode esquecer igualmente a sua vertente social, já que integra o homem num grupoprofissional, onde estabelece relações interpessoais.

Na época de desenvolvimento industrial, existiram conflitos de classes: mundo do trabalho versus capitalismo.

Para Marx, o trabalho é o prolongamento da atividade natural do homem, mas mais tarde conclui que a força de trabalhoé uma mercadoria e que, para viver, o proletário vende o capital.

Segundo Marx, o trabalho denuncia uma exploração económica e uma situação em que o homem não se revê no seutrabalho mecanizado e repetitivo, ou seja, não obtém a realização profissional que deveria obter, referindo-se a umaessência do homem que seria suposto o trabalho completar.

O marxista Paul Lafarge exprimiu-se desta forma: "A nossa época é o século do trabalho. É, com efeito, o século dosofrimento, da miséria e da corrupção".

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »