TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de fisica laboaratoril

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Aluna: Monica Miranda Dias

Professor:  Vinicius Ferreira

Turma: 3004      

Disciplina: física laboratorial II

Relatório laboratorial

Conteúdos:

  • Ondas
  • Calor
  • Temperatura
  • Conservação

Introdução

Neste relatório proposto pelo professor Vinicius tentarei abordar os conteúdos acima citados e junto a eles darei exemplos que sejam vividos em nosso cotidiano .

Objetivo

O principal objetivo é tentar colocar nesse relatório todo o conteúdo proposto em sala de aula,então os principais  assuntos assuntos a serem tratados são todos aqueles que vivenciamos ao dia a dia,como o calor ,temperatura,ondas,conservação,aparelhos que usamos  e vemos essas reações  acontecerem.

Ondas

Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.

Um exemplo de onda foi realizado no laboratório usando uma tabua geométrica onde se colocou um grão chamado olia,que este colocado em um gerador de impulso mecânico causou um impacto e  uma perturbação na area, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da tabua,formando assim formas geométricas,como vistos nas figuras abaixo:

As ondas são classificadas em:

  • Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo.  exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.

Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais.  exemplos são as ondas de rádio, de radar e as microondas.

Outro exemplo de onda que aqui pode se citar foi o tremo ocorrido  na Bolívia na cidade de Carandayte, que alcançou 6.8 de magnitudes e 558 metros de profundidade,que segundo especialistas o abalo foi provocado por uma ruptura entre rochas do oceano pacifico e  e a America do sul gerando atrito entre as placas tectônicas e como o Brasil fica mais próximo das bordas das placas or isso houve este balanço em algumas cidades do Pais,gerando ondas que se propagaram.

Dentre os experimentos realizado no laboratório que explica a propagação das ondas esta o balanço das molas,que pegamos uma mola e formamos grupos de 3 para melhor visualização dos movimentos,enquanto um filmava eu e outro colega balançávamos a mola primeiro parados e depois em movimento onde dávamos leves passos,então pude observar que as ondas tinham um certo pico, e que quanto mais rápido se balançava a mola mais ondas se formavam devido a força aplicada a ela.

Foi realizado outro experimento mais desta vez usando como exemplo as cordas do violão,onde o professor Vinicius nos mostrou um vídeo auto explicativo que dava para visualizar a propagação das ondas ao tocar as notas musicais Fenômenos associados a oscilações e ondas podem ser encontrados em qualquer instrumento musical. Ao promover vibração numa coluna de ar, vibrar uma corda ou percutir uma membrana, som é produzido. As vibrações associadas formam diferentes séries harmônicas que podem ser estudadas através da investigação de suas características espectrais.

Principais características das ondas são:

Frequência: é o número de oscilações da onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houver alterações na fonte.

-Período: é o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. No SI, é representado pela letra T, e é medido em segundos.

É possível criar uma equação relacionando a frequência e o período de uma onda:

f = 1/T

Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pela letra grega lambda (λ)

Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equação fica:

v = λ / T ou    v = λ . 1/T ou ainda v = λ . f

Amplitude: é a "altura" da onda, é a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada

Calor e temperatura

Quais são as principais formas de transferência de calor?

 Para começar vamos primeiro do calor (energia calorífica) que é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo (com maior temperatura) ao outro (de menor temperatura) quando há diferença de temperatura entre ambos.

Dessa forma, o equilíbrio térmico ocorre quando os dois corpos, por meio da transferência de calor, atingem a mesma temperatura.

propagação de calor pode ocorrer de três maneiras, a saber: conduçãoconvecção e irradiação.

Na condução térmica, a transferência de calor é dada pela agitação das moléculas, por exemplo, ao segurar uma barra de ferro e aquecer a outra extremidade, em pouco tempo, a barra inteira se aquecerá.

Na convecção térmica, a transferência de calor ocorre entre líquidos e gases; é o que acontece com o aquecimento de água numa panela, donde criam-se "correntes de convecção" e a água que está próxima do fogo sobe, enquanto a que está fria desce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (315 Kb)   docx (591.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com