TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA DA FEIRA DE CIÊNCIAS

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

Tema da feira de ciências

  Iniciada no final de 1950, a Revolução Digital ocorreu através da necessidade principalmente das industrias em aperfeiçoar suas linhas de produção, saindo do analógico para o digital. Essa transformação mudou a forma como as empresas armazenavam seus dados, e trouxe uma nova forma de comunicação através de computadores, celulares e a internet, além de ter sido essencial para a realização de um dos maiores marcos históricos, que foi a ida do homem à Lua; fato que concretizou um processo de intensas transformações tecnológicas.

  Esses fatos foram o gatilho para a chamada indústria 4.0, um termo criado em 2011 por uma empresa alemã para definir um sistema de operações inteligentes, como a exemplo a capacidade de operações em tempo real.

  Dentre os impactos que essas mudanças trouxeram pode-se destacar a globalização como o principal, pois além de facilitar as transações no setor científico- econômico, ela também permitiu a disseminação de muitos movimentos políticos através da eficiente troca de informações entre os mais diversos lugares do mundo. Um desses movimentos políticos que ganhou grande notoriedade foi o feminismo, e com ele muitas questões sobre as mulheres vieram à tona, afetando diretamente a forma como as indústrias de produtos femininos faziam sua publicidade e fabricavam seus produtos.

   Analisando os fatos acima, o grupo decidiu desenvolver um novo produto para a marca Always, que é um exemplo de empresa que utiliza uma forte tecnologia científica para desenvolver seus produtos e acompanha os avanços políticos e sociais para realizar sua publicidade, além disso o grupo visa criar uma maior interação da marca no mundo digital. O projeto desenvolvido será uma linha de calcinhas menstruais acompanhada de um aplicativo que contenha informações sobre o ciclo menstrual de cada mulher.

Tema do trabalho a ser desenvolvido

  Sendo o feminismo um assunto atual e muito trabalhado nas mais diversas marcas, a menstruação um tema que aos poucos vai abandonando o título de tabu e a marca Always uma empresa que busca unir estas questões; a equipe resolveu se basear nestes fatores para desenvolver o projeto.

  Além disso, o mercado consumidor feminino traz há alguns anos o desejo de ter no comércio cada vez mais produtos que discutam temas que durante anos foram reprimidos, como é o caso da menstruação; e a empresa Always como já adentrou na onda feminista, é a marca ideal para ser base do projeto.

  No âmbito publicitário as propagandas visando as mulheres como público central são mais comuns atualmente, mas ainda podem e devem ser aperfeiçoadas sem que haja excessos e nem torne a figura feminina masculinizada. Por essa razão as propagandas devem sim exaltar o poder feminino, mas sem deixar de ter a feminilidade nos elementos que as compõem, além de ser muito importante que a mulher real, com suas imperfeições e inseguranças seja retratada.

Pesquisa sobre o tema

  Tendo como base para sua criação a invenção de tiras de algodão, que presas a um plástico absorviam o sangue das feridas dos soldados na Primeira Guerra Mundial, a invenção do absorvente surgiu através do aprofundamento de cientistas nesta descoberta, sendo a empresa alemã Hartmann´s a pioneira na comercialização desse produto. Anteriormente as mulheres tinham que improvisar para conter o sangramento, utilizando toalhinhas e outros métodos nada confortáveis.

  No Brasil o absorvente externo só chegou por volta de 1974, sendo antecedido em 1930 pelo Modess, comercializado no país pela marca Johson&Johson.

  A publicidade em torno destes produtos no século passado era absurdamente “romantizada” e quase secreta. Era considerado indecente uma mulher falar abertamente sobre seu ciclo ou carregar de forma visível um absorvente ou algo do gênero. As propagandas do século XX traziam mulheres com vestidos longos (muitas vezes claros) e pequenos textos sobre o produto vendido; já as dos dias de hoje são mais escancaradas e trazem consigo questionamentos político-sociais, além de exemplificar mais sobre o produto e trazer frases que fazem mais sentido quando correlacionado campanha e produto. No entanto, é equivocado dizer que não há mais nenhuma “romantização” do período menstrual nas propagandas atuais, visto que as mulheres escolhidas para realizar a campanha não aparentam fisicamente o estado de uma mulher nesse período.

  A empresa Always curiosamente surgiu no mercado após cientistas questionarem a eficiência dos absorventes disponíveis no mercado, visto que muitos causavam irritações e outras doenças na região íntima. Por este fato já é possível perceber a preocupação da marca com o bem estar feminino, tão como a voz que eles começaram a dar para as mulheres e á tudo que envolve o universo feminino. A marca é responsável por grandes inovações nesta área, como por exemplo: a invenção de absorventes com abas, da versão ultrafinos, o primeiro absorvente no mercado a oferecer cobertura Malha Seca, além de ser a única marca que oferece absorventes com Película de Ação Protetora.

  A Always também possui um programa de educação global sobre a puberdade, que consiste num programa que permite o esclarecimento sobre as dúvidas que adolescentes têm sobre seus corpos; sendo investido anualmente neste programa US$ 3 milhões.

  Uma das campanhas mais famosas da marca foi exibida em 2014, trazendo o nome “LIKE A GIRL”. A campanha discorre sobre como as meninas se sentem na puberdade e sobre a forma como o machismo implica negativamente nesta fase de suas vidas, trazendo pra debate o modo pejorativo como frases do tipo: “Você corre como uma garota”, “Você parece uma menina jogando bola”, trazem um forte teor machista e desincentivam meninas à ingressarem em áreas dominadas por homens.

  As calcinhas absorventes foram criadas principalmente como uma resposta contra o lixo causado pelo descarte dos absorventes externos, além de serem opções mais confortáveis de se usar no dia a dia; mesmo que a princípio gere um receio ou descostume.

  Uma das empresas pioneiras que trouxe essa novidade para o Brasil foi a Pantys. Essas calcinhas, comercializadas no Brasil desde 2017, contam com algumas camadas de tecido capazes de absorver o sangue o fluxo menstrual e manter a pele seca; após seu uso basta lavar na máquina e reutilizá-la, como uma calcinha comum.

  A tecnologia presente na calcinha consiste em conter tecidos de rápida secagem, a prova d’água, antibacterianos, que controlam odores e absorvem o equivalente a até quatro absorventes descartáveis. Esses mecanismos impedem que ocorram problemas que acontecem no uso indevido de absorventes externos, como a Síndrome do Choque Tóxico. Além disso é uma alternativa financeiramente vantajosa para as mulheres, que podem economizar cerca de R$400,00 anualmente.

Ideias Principais

  Para a realização do trabalho as ideias mais exploradas pelo grupo durante a construção do projeto foram: a influência do feminismo na forma como a indústria e a publicidade enxergam a mulher; como empresas feministas podem otimizar seus negócios através do lançamento de novos produtos, investindo em tecnologia para que o artigo vendido seja de qualidade; e na digitalização da empresa através de serviços como aplicativos incentivem a interação do consumidor com a marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com