TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de decisões com o auxilio da estatística

Artigo: Tomada de decisões com o auxilio da estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

4. TOMADA DE DECISÕES COM O AUXILIO DA ESTATÍSTICA

Dentro de uma organização empresarial, a Estatística pode contribuir de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz se baseia em métodos quantitativos, e a estatística é uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos gestores. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. A estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

É experiência comum no mundo inteiro que, nas indústrias onde os métodos estatísticos são explorados, a produção aumentou em cerca de dez a cem por cento, sem nenhum investimento adicional nem expansão industrial. Neste sentido, o conhecimento estatístico é considerado um recurso nacional. Não é surpreendente que um livro recente sobre invenções modernas liste o controle estatístico de qualidade como uma das grandes invenções tecnológicas do século XX. De fato, raramente houve uma invenção tecnológica como o controle estatístico de qualidade, que é tão amplo em aplicações, mas tão simples em teoria, que é tão efetivo em resultados, mas tão fácil de adotar e que gera um retorno tão alto, mas requer um investimento tão pequeno. (1999, apud ESTATÍSTICAS..., 2010).

Na indústria, o Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta que utiliza a estatística com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, entre outros.

5. O COMPORTAMENTO DOS ÍNDIVIDUOS NO CONTEXTO LABORAL

As organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral, pois os resultados da organização estão diretamente relacionados com os resultados individuais de seus membros. Profissionais capacitados para desempenhar seu trabalho e que estejam satisfeitos com sua condição de trabalho, bem como a organização, estarão provavelmente mais satisfeitos, uma vez que há grande chance de suas expectativas serem atendidas e provavelmente continuarão desempenhando suas funções nesta organização, garantindo o desenvolvimento e sobrevivência da mesma. Além disso, esta parece ser uma forma de dar dignidade ao indivíduo que trabalha para o melhor da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com