TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auxílio Dos Recursos Tecnológicos Na Prática Docente

Casos: Auxílio Dos Recursos Tecnológicos Na Prática Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2013  •  5.656 Palavras (23 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 23

Auxílio dos recursos tecnológicos na prática docente

Michele Macedo Davidian

midavidian@yahoo.com.br

Resumo

Diante das transformações da sociedade, a necessidade de mudança na postura da escola em relação ao trabalho tradicional e a inserção de novas tecnologias na sala de aula, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo analisar o uso dos recursos tecnológicos na pratica diária e os benefícios que o uso destes podem trazer na prática docente. A participação ativa dos educandos, diante de atividades as quais eles tem interesse, faz com que seja totalmente positivo, pois nossos alunos nasceram na “Era da tecnologia”, e possuem domínio sobre inúmeros recursos tecnológicos, que vários professores não possuem. O mito que os professores serão trocados pelos computadores, a falta de capacitação para o uso das tecnologias em sala de aula, mostra o quanto os professores precisam aprender e o quanto eles devem aceitar essas novas praticas que trarão contribuições para os alunos. Fundamentada em autores como Capovilla, Gáudio, D`ambrosio, Paulo Freire, Libâneo e etc,,a pesquisa revelou o quanto os recursos tecnológicos podem ser aproveitados pela escola e contribuir para o desenvolvimento dos nossos aluno Até os que apresentam necessidades educacionais especiais.

Abstract

Given the changes in society, the need for change in the attitude of the school in relation to traditional work and the insertion of new technology in the classroom, we performed a literature search aimed to examine the use of technological resources in daily practice and the benefits that use of these can make in teaching. The active participation of students in front of activities to which they are interested, make it completely positive, because our students were born in the "Era of technology," and have dominion over many technological resources that many teachers do not possess. The myth that teachers will be replaced by computers, lack of training in the use of technology in the classroom, show how much teachers need to learn and how they should accept these new practices that will bring contributions to the students. Based on authors such as Capovilla, Gaudio, D'Ambrosio, Paulo Freire, and Libâneo etc., the research revealed how the technological resources can be leveraged by the school and contribute to the development of our students to those with special educational needs.

Palavras Chave: Educação-Tecnologia- Sociedade- mudanças

Introdução

A educação é responsável pela base da formação integral do ser humano, e o processo de como se chega a essa formação é extremamente importante. Este não pode se dar de qualquer modo, deve se ater aos princípios básicos de formar cidadãos críticos e ativos em uma sociedade, independentes, com autonomia e visão de mundo. A educação deve caminhar juntamente com as transformações da sociedade para que atenda tais expectativas e criar condições para que o processo educacional caminhe avançando, juntamente com recursos tecnológicos e com novas práticas, para vir a ter uma aprendizagem significativa.

Com a globalização, a educação passa também por mudanças, e ela precisa colaborar com a formação de uma nova postura ético-valorativa, de recolocar valores como justiça, solidariedade, honestidade, respeito à vida e aos direitos humanos, sendo assim não só os alunos como os professores devem se a ter à novas práticas educacionais, para terem sucesso nas novas exigências da sociedade.

O professor não pode se ater a educação bancária já dita por Paulo Freire, mas buscar diferentes e inúmeras formas de ilustrar a sua aula, para converter o ambiente marasmo da sala de aula em um show.

Diante disso, surge a problemática: os recursos tecnológicos podem auxiliar o professor na sua pratica diária?

Este estudo teve como objetivo mostrar que os recursos tecnológicos podem e devem ser utilizados no cotidiano do professor como ferramenta para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Utilizando metodologia bibliográfica, esse estudo faz uma análise baseada em diversos autores como: Capovilla, Gaudio, D’ Ambrosio, Sancho e outros.

Na nova sociedade, a da informação, todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.

Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.

Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.

Por se tratar de um tema atual, este estudo possibilita uma reflexão sobre dilemas e perspectivas para os educadores diante de uma sociedade em transformação e de uma nova geração mais exigente, mas que precisa aprender a ser capaz de atender às demandas dos novos ambientes de aprendizagem e ser capaz de perceber-se como parte de uma comunidade real ou virtual de aprendizagem colaborativa e desempenhar um novo papel nessa comunidade.

1. Tecnologia como ferramenta de aprendizagem

A presença da tecnologia nas escolas acaba sendo questionada por muitos educadores, onde esses se negam a mudar e/ou a aprenderem a utilizar e se relacionar com esse meio de aprendizagem. Muitos professores entendem essa tecnologia, como o uso do vídeo e do computador, mas é algo além destes recursos. Como disse Rezende e Fusari, as mídias são utilizadas meramente como recursos didáticos ou como mais um dos ingredientes de recursos audiovisuais.

Os professores precisam não somente saber utilizar essa tecnologia, mas aprender a elaborar e intervir no processo comunicacional que se realiza entre professores e alunos. Diante da necessidade de educar para a mídia, Belloni (1992), escreve que com a perda de funções da escola e da família, a televisão tende a ser um instrumento muito valioso na aprendizagem das crianças, e esse mesmo instrumento pode trazer aspectos negativos, prejudicando o desenvolvimento pleno de suas capacidades cognitivas. Surgindo daí, a necessidade das escolas desenvolverem uma postura critica e reflexiva sobre essa mídia, ou seja, ensinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com