TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Laboratorio Renata Damasceno

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

                              O EXCEL COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA

                                                 

                                                               Renata Damasceno Pereira Alves de Souza 1

                                                                                                           

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta tecnológica como o software Excel, e sua capacidade de melhorar/acelerar o ensino da estatística. Bem como o presente trabalho é uma tentativa de apresentar melhoria no processo ensino-aprendizagem da Estatística, assim como elevar a qualidade da formação dos educandos, visando prepará-los efetivamente para o mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Informática. Educação. Software. Matemática.

ABSTRACT

This article aims to present a technological tool such as Excel software, and its ability to improve / accelerate the teaching of statistics. As well as the present work is an attempt to present improvement in the teaching-learning process of the Statistics, as well as to raise the quality of the education of the students, aiming to prepare them effectively for the labor market.

KEYWORDS: Computing. Education. Software. Mathematics.

¹ Graduanda em Licenciatura em Matemática - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS – e-mail: renataalves@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO

De notória presença nos telejornais, nas revistas, nos balanços financeiros, nos trabalhos acadêmicos, nos planejamentos de segurança, enfim, em todos os seguimentos da sociedade, a Estatística é uma ciência cujo campo de aplicação se estende a diversas áreas do conhecimento humano. É fato que ela esteja presente no cotidiano na educação e no mercado, porém, muitos pesquisadores, profissionais e alunos que se consideram aptos a fazerem análises e inferências estatísticas, na verdade, não possuem conhecimentos suficientes dos conceitos e teorias relacionados às ferramentas de cálculo, o que culmina em interpretações muitas vezes equivocadas.

Mesmo popularmente conhecido, e comum no dia a dia da mais básica empresa e presente também em muitos lares brasileiros, e mesmo não sendo concebido como um software matemático, o Excel apresenta um grande potencial tanto em relação às aplicações como em atividades de ensino de matemática. Um dos pontos fortes deste software da Microsoft é o apoio ao ensino de Estatística. Muitas aplicações relacionadas com problemas práticos no ensino da matemática podem ser didaticamente exploradas, assim como na estatística com funções específicas e de fácil acesso no aplicativo.

        Embora seja uma realidade o acesso as tecnologias para o ensino da matemática e da estatística, para que mudanças expressivas realmente possam ser contempladas no processo educacional, tais tecnologias necessitam de compreensão e de uma incorporação pedagógica no espaço escolar.  “Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça a diferença. Não basta usar a televisão ou o computador, é preciso saber usar de forma pedagogicamente correta a tecnologia escolhida.” (KENSKI, 2012, p. 35).  

        Dessa forma, a verdadeira incorporação das tecnologias no processo de ensino requer do professor conhecimentos específicos, em que o conhecimento do conteúdo, da prática pedagógica e da tecnologia estejam alinhadas e sintonizadas. Entende-se, dessa maneira, que os professores necessitam tanto de preparo técnico como de preparo pedagógico para que consigam integrar as tecnologias em suas aulas (QUARTIERI et al, 2015).

        Mishra e Koehler (2006) apontam que não deve ser o uso das tecnologias, como o Excel por exemplo, que deve ditar o conteúdo que deve ser ensinado, mas pelo contrário, o conteúdo é que deve guiar o uso da ferramenta. “Assim, após definir o conteúdo, poderá ser associado a um conhecimento pedagógico que servirá de base para a escolha de uma tecnologia específica para então ser trabalhada nos ambientes de ensino.” (LANG & GONZÁLEZ, 2014, p. 2). Entende-se, portanto que, conhecendo o conteúdo o professor parte para o trato pedagógico do mesmo com o uso de ferramentas tecnológicas que potencializem sua abordagem e facilitem a aprendizagem.

APLICAÇÕES NO ENSINO DA ESTATÍSTICA

        O Excel provê ferramentas para executar cálculos por meio de fórmulas e funções e para a realização de análise de dados, ou seja, permite criar tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos introduzidos, além de imprimir as mesmas. Em outras palavras, os recursos dele abarcam uma interface intuitiva e capacitadas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos, o que faz deste aplicativo um dos mais populares da atualidade, além de poder ser considerado também o programa de planilha dominante no mercado. Podemos verificar essas funcionalidades em alguns exemplos abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (198.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com