TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Matemática Aplicada

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

1. Baseado na reportagem evidencia-se que teremos sérios problemas futuros para que a população mundial consiga se alimentar. A reportagem colocou apenas algumas das alternativas encontradas por pesquisadores, para combater a possível falta de alimentos. Qual ou quais problemas podemos encontrar neste texto que esta diretamente relacionado com o conteúdo da disciplina?

Com o aumento da população cresce também o consumo. No texto é ressaltada a questão de que no futuro, por média do ano de 2050, haverá uma escassez de alimentos, ou seja, pessoas desejando mais do que seus recursos correntes permitem possuir, pois o mercado de produtos não terá recursos para suprir as necessidades e desejos de consumo da população que aumenta gradativamente. Isso ocorre devido ao fato de existir somente um pequeno percentual da população vivendo no campo para produzir alimentos, como o gado (carne), arroz, feijão. Assim, ocorrerá uma maior demanda do que o mercado possa ofertar, ocasionando a inflação, que pode ser definida como o aumento dos preços, e ocorre quando a oferta do produto se aproxima da quantidade demandada. Com isso, somente as pessoas com melhores condições financeiras poderão comprar alimentos, como a carne, citada no texto, que é um bem de consumo de primeira necessidade, e aqueles com situações financeiras desfavoráveis terão que recorrer a alimentos mais baratos, aos quais possuem condições de comprar, sendo esses os alimentos como insetos que, segundo a pesquisada informada no texto, será a fonte alternativa de alimentos em 2050. Também é ressaltado no texto que, para suprir a demanda por carne, por exemplo, a alternativa será a produção da mesma em laboratório, mas que, obviamente, terá um preço que somente uma parte da população poderá pagar que são os mais favorecidos financeiramente.

2. De que forma a Economia Nacional é afetada por problemas que ocorrem em outros países, e de que maneira pode interferir em nossas vidas?

Vivemos em um mundo globalizado, desta forma tudo e todos estão interligados, consequentemente atos ou fatos que ocorrem em outros países podem interferir na economia em geral, a crise de 2008 foi um exemplo disto, desencadeando um efeito dominó. Pelo Brasil ser um país emergente em franco crescimento, os olhos da economia mundial estão voltados para nós, trazendo alguns benefícios e investimentos estrangeiros, possibilitando assim, oportunidades diretas ou indiretas que poderão afetar nossas vidas. Um exemplo de a economia mundial afetar as nossas vidas está na alta do dólar, que é uma moeda estrangeira, mas tem muita significância para a economia do Brasil e interfere de forma direta na economia do país e em nossas vidas. O dólar é uma moeda de referencia no mercado mundial, e as importações e exportações de produtos são negociadas em dólar interferindo assim no preço final dos produtos. Com o dólar valorizado perante o Real produtos importados acabam sendo substituídos por similares ou deixam de ser comprados. O dólar em alta tem reflexo também no mercado do turismo, pois o Brasil se torna mais atrativo para turistas de outros países, e em compensação fica mais caro para o Brasileiro ir ao exterior. Já com o real valorizado perante o dólar, fica mais barato comprar produtos estrangeiros, as matérias primas tornam-se mais baratas e o preço final do produto tende a cair, o que pressiona a inflação para baixo, fazendo com que aumentem as importações. Outro exemplo é globalização que consiste num processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Muitas indústrias produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão de obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

3. Considerando que os textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre sistema de transporte urbano sustentável, contemplando os seguintes aspectos:

a) Qual a consequência na economia do país, estados e cidades de uma frota de carros maior nas ruas?

O “homem econômico” condiciona-se à comparação entre custos e benefícios de uma determinada escolha, ou seja, um tomador de decisões racional executa uma ação se, e somente se, os benefícios de sua execução superam os custos associados. No caso deste problema, o incentivo é dado pela redução do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, que acarretará na diminuição do preço dos carros, fazendo com que o consumidor seja beneficiado. Assim, aproveitará o “desconto” e fará a compra. Ao reduzir o IPI de carros, ocorre uma maior procura e venda desses produtos, gerando um aumento no número de carros circulando nas ruas da cidade. Isso ocasiona, sem dúvida, um caos nas estradas, pois há quilômetros de congestionamentos nas ruas, principalmente das grandes cidades, mas que já se observa em cidades menores também, fazendo com que as pessoas se atrasem para o trabalho, fiquem mais estressadas, podendo provocar acidentes. Assim, percebe-se que o Brasil não tem um planejamento de trânsito nas estradas para uma frota tão grande de carros que se vê circulando nas ruas, pois ao contrário não teríamos esse problema nas ruas do país. Por este problema, já se observa as atitudes do governo, como faixas exclusivas para ônibus para as pessoas não chegarem atrasadas no trabalho e, até mesmo, horários específicos para caminhões poderem circular nas principais vias de São Paulo, por exemplo. Portanto, o governo do Brasil deveria incentivar a população a utilizar fontes alternativas de transporte, como bicicletas, para desafogar o trânsito, e não continuar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com