TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Mecanica Aplicada

Monografias: Trabalho De Mecanica Aplicada. Pesquise 812.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

5º Série

Mecânica Aplicada

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos.

Esta atividade é importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da cinemática circular aplicada, principalmente das engrenagens de veículos automotores.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Figura 1- Tipo de Engrenagem. Disponível em:

<http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.hsw.com.br/gif/gear- worm.jpg&imgrefurl=http://ciencia.hsw.uol.com.br/engrenagens5.htm&h=432&w=400&sz=14&tbnid=pnWGPvzo9bMoE M:&tbnh=90&tbnw=83&prev=/search%3Fq%3Dengrenagens%26tbm>. Acesso em: 10 out. 2012.

Tipos de Engrenagens e suas aplicações.

Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força entre dois eixos. Muitas vezes, as engrenagens são usadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro.

As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos, elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.

Mais uma coisa que as engrenagens fazem é ajustar a direção de rotação. Por exemplo, no diferencial existente entre as rodas traseiras do seu carro, a energia é transmitida por um eixo que passa pelo centro do carro, o que faz com que o diferencial tenha de "deslocar" essa energia em 90º, para aplicá-la sobre as rodas.

Partes da Engrenagens Dentes

Engrenagens de dentes retos

As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens elas são montadas em eixos paralelos há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão, porém elas podem ser muito barulhentas cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.

Engrenagens helicoidais

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com