TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho estatístico

Seminário: Trabalho estatístico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Seminário  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho estatístico é um método científico, que consiste das cinco etapas básicas seguintes:

• Coleta e crítica de dados

• Tratamento dos dados

• Apresentação dos dados

• Análise e interpretação dos resultados

• Conclusão

Coleta e crítica dos dados

Após definirmos cuidadosamente o problema que se quer pesquisar, damos início á coleta dos dados numéricos necessários à sua descrição. A coleta pode ser direta ou indireta.

A coleta é direta quando feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimentos, casamentos e óbitos, importação e exportação de mercadorias), elementos pertinentes aos prontuários dos alunos de uma escola ou, ainda, quando os dados são coletados pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários.A coleta direta de dados pode ser classificada relativamente ao fator tempo em:

• Contínua – quando feita continuamente, tal como a de nascimentos e óbitos e a de frequência dos alunos às aulas.

• Periódica – quando feita em intervalos constantes de tempo, como os censos e as avaliações mensais dos alunos.

• Ocasional – Quando feita extemporaneamente, a fim de atender a uma conjuntura ou a uma emergência, como no caso de epidemias que assolam ou dizimam rebanhos inteiros.

A coleta se diz indireta quando é inferida de elementos conhecidos (coleta direta) e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o fenômeno estudado. Como por exemplo, podemos citar a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.

Obtidos os dados, eles devem ser cuidadosamente criticados, à procura de possíveis falhas e imperfeições, a fim de não incorrermos em erros grosseiros ou certo vulto, que possam influir sensivelmente nos resultados.

A crítica é externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das perguntas que lhe foram feitas; è interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.

Tratamento dos dados

Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação Pode ser manual ou eletrônica.

Apresentação dos dados

Por mais diversa que seja a finalidade que se tenha em vista, os dados devem ser apresentados sob forma adequada – tabelas e gráficos – tornando mais fácil o exame daquilo que está sendo objeto de tratamento estatístico.Análise dos resultados

Após a apresentação dos dados devemos calcular as medidas típicas convenientes para fazermos uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos da Estatística Indutiva ou Inferencial, e tirarmos desses resultados conclusões e previsões.

Conclusão

É de responsabilidade de um especialista no assunto que está sendo pesquisado, que não é necessariamente um estatístico, relatar as conclusões de maneira que sejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com