TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando números de índice

Artigo: Usando números de índice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

NUMEROS INDICES

Os números índices são usados para comparar grupos de variáveis relacionadas e obter um resumo das mudanças significaticas relacionadas a preço, volme, etc.Estes números são de tem grande utilidade para os administradores, que poderão identificar o motivo de se ter uma grande faturamento em certo período e em outro não.

Por numero índice, entende-se a relação entre o valor da variável em duas datas diferentes. O primeiro valor, posicionado no numerador, e chamado de valor considerados ou corrente; o segundo, no denominador, e designado de valor base ou de referência.(CASTANHEIRA, pag.10)

Os números índices são geralmente expressos de forma percentual.

Outra forma de amostragem e a aleatória estratificada, indicado para população onde se pode identificar subpopulações mesmo que misturadas, e a separação da população em extratos como comportamento homogêneo. Garcia (2004) diz que um bom exemplo deste tipo de amostragem e a pesquisa de expectativa de vida, por se saber que existem diferenças nas variáveis entre o grupo de homens e de mulheres, sendo necessário respeitar as características individuais de cada grupo.

A amostragem aleatória por conglomerado divide a população em subgrupos, o mais semelhante possível a população. Garcia (2004) ressalta que esse tipo de amostragem geralmente e usada em analises demográficas ou geográficas.

A Amostragem sistemática consiste na seleção de unidades elementares da população em intervalos pre fixados, Garcia aponta os seguintes passos para este tipo de amostragem. Primeiro encontra-se um coeficiente denominado k, obtido pela divisão da quantidade de elementos da população pelo numero desejado de elementos que comporão a amostra. Depois de selecionado o primeiro elemento de forma aleatória, adiciona-se o valor de k para a obtenção do próximo elemento e assim sucessivamente.

Escolher uma técnica eficiente e que melhor se adapte a sua pesquisa e importante para o sucesso na obtenção de resultados da mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com