TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relevância e Técnicas Aplicadas à Comunicação de Dados

Por:   •  29/7/2020  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação de Dados

A comunicação empresarial é utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados.

No primeiro vídeo "Comunicação de Dados - Meios de Transmissão, Interfaces e Padronização", aprendemos com o Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Sul de Minas Gerais, Eduardo C. Sepini, que a comunicação entre um determinado remetente e o seu respectivo destinatário podem ser realizada através de redes de comunicação e computadores e que esses meios de comunicação podem ser classificados em guiados e não-guiados (via satélite, micro-ondas ou infravermelho).

Em outra parte do vídeo, o autor ensina que existe uma limitação na transmissão direta dos dados nas redes, existente na maioria dos dispositivos ligados nas mais variadas redes de comunicação, bem como, nas redes de computadores, e para que essa comunicação possa ser realizada é necessário que os dispositivos de dados sejam interligados a algum dispositivos de comunicação, para que os dados possam ser enviados na rede. E, que a preocupação com a padronização dos meios de transmissão e interfaces devido a sua importância nos leva a estuda-los cada vez mais.

Os meios físicos de comunicação e as características dos sinais a serem transmitidos são os aspectos mais importantes que devem ser observados, pois existem determinados parâmetros necessários para que uma certa qualidade na transmissão seja atingida, como por exemplo: a largura de banda, número de destinatários, distância, tipo de configuração de rede, etc.

Ao final o autor descreve características dos meios guiados que são empregados como por exemplo: os cabos coaxiais, pares trançados e a fibra ótica.

Estruturas de rede e conectividades: Tecnologias e Vantagens competitivas

Alcir Luis Sperandio da Silva Junior, em seu trabalho, produzido para Universidade Federal de Juiz de Fora, no curso de Curso de Engenharia de Produção, apresenta um estudo sobre estruturas de redes, tipos de equipamentos utilizados para criar essas redes e propõe soluções para alguns tipos de empresas, tendo como objetivo apresentar um estudo comparativo de viabilidade técnica e econômica na estruturação de redes de computadores. Apresentando a parte de estrutura de interligação dos equipamentos da rede, os tipos de equipamentos e softwares que podem ser utilizados, apresentando uma estrutura e mostrando que existem vários tipos de rede e equipamentos que podemos utilizados.

Ainda segundo o autor, nos dias atuais, a concorrência vem sendo estimulada por um mundo sem fronteiras, aliado à grande velocidade de comunicação. Criando um contexto de negócios que induz empresas, empreendedores e executivos a atuar fora de suas zonas de conforto e a tomar decisões em tempo real, baseadas nas informações disponíveis ao seu redor ou em experiências acumuladas durante suas trajetórias de sucesso. Informações e experiências que, em determinadas situações, podem ser incompletas devido à velocidade das mudanças e à evolução de processos, tecnologia, mercado e relacionamentos.

Sendo a infraestrutura tecnológica necessária para o processamento de dados e conexão de pessoas e empresas fundamental, necessitando de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com