TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Scrum, atualmente, é um dos métodos ágeis mais utilizados no mundo no que tange ao desenvolvimento de software

Por:   •  1/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Os papéis presentes no Scrum são: Scrum Master (SM), Product Owner (PO) e o time (equipe de desenvolvimento).

O Scrum Master tem um papel muito importante na equipe, ele é visto como um líder no projeto. O Scrum Master é responsável por assegurar que todos os membros da equipe saibam utilizar o Scrum e que empreguem o framework, por exemplo, o Scrum Master auxilia as pessoas a entenderem quais as interações que as pessoas são proveitosas ou não.

Já o Product Owner é responsável por agregar valor ao produto, mostrando de forma objetiva qual a meta a ser alcançada no projeto. Ele pode fazer o trabalho solicitado ou transferir para que o time faça, mas sempre será o responsável pelos trabalhos.

Por fim, o time é quem responde pelas entregas, ou seja, realizam o trabalho de desenvolvimento e teste do produto. A recomendação é que esses times tenham entre 3 e 9 pessoas, sem contar o Scrum Master e o Product Owner. Dentro do time possuí diversos profissionais, como programador, arquiteto de software, analista de sistemas, administrador de banco de dados, etc.

Uma das cerimonias do Scrum é a Sprint, que é um período de tempo que pode ser de uma a quatro semanas, após o término da Sprint, uma versão do produto está pronta e pode já ser utilizada pelo cliente.

Há também a reunião de planejamento da Sprint, é o que marca o início da Sprint, no qual todos os papéis (Product Owner, Scrum Master e time) são reunidos e definem o que será feito e em quanto tempo farão na Sprint em questão, geralmente o tempo dessa reunião é de até 8h.

Outra cerimonia é a Reunião diária, que tem como objetivo verificar o andamento das atividades da Sprint. Nesta reunião todos os membros são informados do que aconteceu na Sprint no dia anterior, o que irão fazer hoje e quais dificuldades enxergam no andamento da Sprint.

Além dessas cerimônias citadas, há a Revisão da Sprint, nessa cerimônia verifica-se foi realizado tudo que foi definido na reunião de planejamento da Sprint. O Product Owner deve aprovar ou não a Sprint, com objetivo de garantir que ela cumpre o que foi prometido.

Por fim, há a retrospectiva da Sprint, é um reunião com duração média de três horas que visa melhorar o processo, no qual utiliza-se o conhecimento adquirido durante a Sprint, como a relação entre pessoas, melhorias que podem ser realizadas e criar um plano de implementação das melhorias.

Entre os artefatos está o Backlog do produto, que é uma lista elaborada pelo Product Owner no qual indica o que irá acontecer no projeto, elucidando os requisitos do produto a ser desenvolvido. Além do que deve ser feito, a lista abrange características do projeto e até correção que deverão ser realizadas.

Há também o Backlog da Sprint, que é um recorte do Backlog do produto, no qual estão os itens relacionados a Sprint em questão, como o que deve ser cumprido e qual o objetivo da Sprint.

Por último, tem os gráficos (burndown) que tem bastante importância para acompanhamento do projeto. Nestes gráficos é feito uma comparação entre o trabalho gasto até o momento e o trabalho projetado para gastar até o final do projeto, facilitando a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com