TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável / Qual A Sua Importância / O Que é PIB / Como O PIB E Utilizado Para O Desenvolvimento

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Sustentável / Qual A Sua Importância / O Que é PIB / Como O PIB E Utilizado Para O Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 4

O que é PIB:

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado.

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.

Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e o PIB real é o mais indicado para análises.

O PIB pode ser calculado a partir de três óticas: a ótica da despesa, a ótica da oferta e a ótica do rendimento. Na ótica da despesa, o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e dos estados em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.

Na ótica da oferta, o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Já na ótica do rendimento, o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, a soma dos rendimentos do fator trabalho com rendimentos de outros fatores produtivos.

Qual a sua importância:

O produto Interno Bruto ou PIB representa a soma de toda a produção em bene e serviçosde um país ao longo de um ano e é principal indicador para medir o nível de atividade econômica.

Se há um crescimento do PIB, Tem-se a indicação de crescimento da produtividade do país, o que atrai investidores, pois as empresas inseridas nesse cenário tem a possibilidade de efetivar novos negócios e ampliar, também, sua capacidade produtiva e seus lucros.

Do contrário, uma diminuição do PIB, representará a diminuição da atividade econômica e, consequentemente, a redução da capacidade das empresas efetivarem novos negócios e ampliarem a produção.

O PIB projetado para os próximos períodos se torna um indicador de grande importância, pois irá afetar diretamente as expectativas de consumo de bens e serviços. Logo, é importante analisar indicadores que afetam diretamente a demanda, como a taxa de juros, demanda interna e câmbio. É também de grande importância analisar o PIB de países que tem relação comercial direta com o Brasil, pois estes afetarão a produção de empresas exportadoras.

Um outro cenário complicante, seria o aumento da inflação com diminuição do PIB, o que pode indicar que o aumento dos preços pode não estar partindo da demanda em excesso, mas sim pela desaceleração que os bens e serviços estão sendo produzidos, não acompanhando a demanda, que acaba se tornando um desafio muito maior para o governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com