TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIRCUITOS DIGITAIS MEMORIAS

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta atps vamos falar sobre memorias, quantos tipos existem, suas características e suas aplicações. Mas primeiro acho que devemos falar o que é memoria, no meu ponto de vista memoria são dispositivos que armazenam informações, algumas são temporárias e outras permanentemente. Resumindo são componentes que armazenam informações.

Praticamente existe dois tipos de memorias e dentro delas a outros tipos, que a memoria principal e memoria secundaria.

A memoria principal são as memorias que o processador precisa acessar para enviar algum tipo de dado e sem este tipo de memoria o computador talvez não funcione. Este tipo de memoria armazenam os dados temporariamente e são acessados pelo processador diretamente, são elas memorias RAM e memorias Cache.

Dentro da memoria principal a algumas memorias de subtipos são as memorias voláteis e as memorias não-volateis. Praticamente a memoria voláteis precisa de energia para armazenar os dados. Elas são feitas em dois tipos dinâmica e estática, sendo que a dinâmica e o tipo de memoria que precisa ser recarregada constantemente e ser atualizada, já a estáticas os dados fica armazenados durante o tempo todo. Dentro da memorias voláteis existe dois tipos principais que são a RAM estática e a RAM dinâmica a carecteristicas delas e que elas retem os dados gravados enquanto a eletricidade e fornecida a elas. A RAM estática armazenam bits em cédulas de transistores já a RAM dinâmica utiliza cédulas compostas de um capacitor e um transistor.

Agora a memoria não volátil ela guarda as informações mesmo com o computador desligado, nessa conceito se encaixa as memorias secundarias, esses tipos de memorias são usadas para gravar a Bios do computador. São divididas basicamente em 5 tipos principais. Que a ROM, PROM, EPROM, EEPROM e Flash RAM.

A ROM é a memoria somente de leitura, então ela não deixa você gravar. Exemplo são os microprocessadores que guardam microprogramas que orienta seu funcionamento.

Já a PROM ela vem virgem, a gravação e feita de uma vez so e não pode ser desfeita.

EPROM é mesma coisa que uma PROM so que seus dados podem ser apagados e reutilizados.

EEPROM é uma ROM programada pelo usuário e pode ser apagada e reprogramada varias vezes, diferente das demais a cima elas não precisa ser retirada do computador para ser modificadas. So que ela tem um numero limitado de apagamento que pode ser de dezenas a milhares de vezes.

Memoria Flash conhecida também como Flash RAM que pode ser apagadas e regravada inúmeras vezes em unidades de memorias chamadas de blocos. Ela e usada pra conter códigos de controle ou sistemas operacionais dedicados como os Bios de um computador. Exemplo um programa de controle de um celular.

Já a memoria secundaria são as que armazenam permanentemente as informações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com