TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de UML Vídeo Locadora

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 5

Visão do Projeto

Precisamos de um sistema para nossa video-locadora.

O cliente solicita um filme; o atendente verifica se o filme está disponível. O atendente também busca no sistema o trailer do filme para mostrar ao cliente.

Em seguida, o caixa verifica se o cliente já possui um cadastro; se não tiver, o atendente coleta os seguintes dados do cliente: endereço completo, nome completo, RG, CPF, e telefones pra contato. Após, é efetuada a locação para o cliente, que já paga no ato da locação. Se o pagamento for com cartão, o TEF realiza a validação.

Precisamos de um sistema on-line para facilitar a locação de filmes, na qual o próprio cliente, fora da locadora, visualiza o trailer, preenche um cadastro,  verifica se o filme está disponível, se sim, solicita o filme e o recebe em sua casa. O entregador entrega o filme e recebe o dinheiro que é repassado para o caixa efetuar a locação.

Temos também o fornecedor, na qual nos fornece os filmes, e também nos avisa quando novos filmes estão disponíveis. O comprador é o responsável pela compra, pelo cadastro do filme e do fornecedor.

Analisando  a  visão  de  projeto  proposta  identificamos  os  seguintes  atores: 

• Cliente  

• Atendente  

• Caixa  

• Fornecedor  

• Comprador  

• Sistema  de  Transferência  Eletrônica  (TEF) 

• Entregador

• Sistema online

Cliente  – o  cliente  pode  alugar filmes  no  balcão  ou  pelo  sistema online, 

recebendo -os  em  seu  domicílio. 

Atendente  – o  atendente  é  um  funcionário  não  comissionado  que  atende  o  cliente no balcão.

Caixa  – o  caixa  é  o  funcionário  responsável  por manter o cadastro de clientes, pela  finalização do atendimento e  recebimento do pagamento.

Fornecedor  – o  fornecedor  é  uma  empresa  jurídica  que  vende  filmes  para  a  locadora. 

Comprador  – o  comprador  é  o  funcionário  responsável  pela  cotação  e  compra  de filmes  junto  aos  fornecedores. 

TEF  – o  Sistema  de  Transferência  Eletrônica  de  Fundos  é  utilizado  para  validar  e  efetivar aluguéis  com  cartão  de  crédito  ou  débito. 

Entregador – o entregador é responsável pela entrega dos filmes pedidos pelo cliente via sistema online.

Sistema online – o sistema online é o site da locadora onde o cliente pode ver trailers, consultar filmes, alugar filmes e se não estiver cadastrado para tal ele poderá cadastrá-lo.

Identificação dos casos de uso

Atores

Processo

Atendente

Consultar filme

Mostrar Trailer

Caixa

Manter cadastro de cliente

Efetuar a locação

Sistema On-line

Consultar filme

Manter cadastro de cliente

Mostrar Trailer

TEF

Validar pagamento com cartão

Comprador

Comprar filmes

Manter cadastro de filmes

Manter cadastro de fornecedores

Fornecedor

Comprar filmes

Manter cadastro de fornecedores

Manter cadastro de filmes

Cliente

Consultar filme

Mostrar trailer

Manter cadastro de cliente

Efetuar a locação

Validar pagamento com cartão

entregador

Entregar filme

Diagrama de casos de uso

[pic 1]

Analisando  os  casos  de  uso  identificados, podemos  reuni-los  em  três  

pacotes: locação, Estoque  e  entrega. 

O pacote  locação  conterá  os  seguintes  casos  de  uso: 

•  Consultar filme

•  Mostrar Trailer

• Manter  cadastro  de  cliente  

• Validar  pagamento  com  cartão  

•  Efetuar a locação 

O  pacote  Estoque  conterá  os  seguintes  casos  uso: 

• Manter cadastro de filmes

• Manter cadastro de fornecedores

• comprar filmes

O pacote entrega terá o seguinte caso de uso:

• Entregar filmes

Considerado  isto, teríamos  o  seguinte  diagrama  de  casos  de  uso, agora  divididos  em  pacotes:  

  

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cenários:

Consultar filme:

Fluxo principal

  1. O cliente informa os argumentos (título, gênero, ator/atriz) que deseja para pesquisar o filme;
  2. O atendente/sistema apresenta os filmes encontrados informando quais estão locados e quais estão disponíveis;
  3. O cliente seleciona o filme que deseja alugar;

Fluxo alternativo

      2. Filme não disponível

Ação

      2.1. Cliente repete o fluxo número 1 informando novos argumentos de                                       pesquisa;    

      2.2. segue para o fluxo número 3;

Mostrar trailer:

Fluxo principal

  1. O cliente escolhe o trailer que deseja assistir;
  2. O atendente/sistema mostra o trailer do filme escolhido pelo cliente;

Fluxo alternativo

  1. trailer não disponível

Ação

     2.1 O cliente efetua a locação mesmo sem ver o trailer;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (458.8 Kb)   docx (154.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com