TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Nossa Locadora De Livros

Trabalho Universitário: Projeto Nossa Locadora De Livros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  4.209 Palavras (17 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MARCUS VINICIUS DOS SANTOS

A INFORMATIZAÇÃO DA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”

ILHEUS

2012

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MARCUS VINICIUS DOS SANTOS

A INFORMATIZAÇÃO DA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”

Trabalho de portfólio apresentado a universidade do norte do Paraná - UNOPAR, como requisito do curso superior de tecnologia de analise e desenvolvimento de sistemas.

ILHEUS

2012

Sumário

1. Introdução.............................................................................................................04

2. Objetivo.................................................................................................................04

3. Desenvolvimento..................................................................................................05

4.1 Sistemas de Informação..................................................................................06

3.1.1.Sistema operacional (SIO).....................................................................07

3.1.2.Sistema Gerencial (SIG)........................................................................07

3.1.3.Sistema de suporte de decisão(SSD)....................................................08

3.1.4.Sistema EPR..........................................................................................08

3.1.5.Sistema CRM.........................................................................................09

4.2 Máquinas mais apropriadas para informatização (Hardware):.......................10

4.3 Proposições para “Nossa Locadora de Livros”...............................................13

4.4 Mecanismo de busca sequencial e binário.....................................................15

4. Conclusão.............................................................................................................18

5. Referencias Bibliográficas....................................................................................20

1. Introdução:

Na atualidade, o mundo tem vivido a era da informatização, onde quem possui as informações mais rápido e eficientemente, tem o controle do mercado. A cada dia, o mundo exige das organizações, mais empenho e destreza na área de informática.

Pois uma empresa que não pensa em desenvolvimento e melhorias nesta área é uma empresa com pensamento do passado. Não se admite hoje uma empresa que queira competir sem a vantagem dessas novas ferramentas, que queira se desenvolver, sem a busca do aperfeiçoamento que os sistemas de informações possam trazer a empresa.

O Desenvolvimento e a crescente evolução das empresas hoje são frutos da grande evolução tecnológica que se vive hoje. Uma evolução que vai acompanhar não somente a próxima geração, mas sim as gerações futuras.

Estas transformações tem afetado significantemente a sociedade, pois se vê hoje tanto pessoas quanto empresas, tentando se inserir, de forma mais rápida, a este modelo de transformação.

Este modelo se chama “era da informação”, onde se é primordial ter em mente o sistema de informação como uma ferramenta fundamental neste processo de informatização e etapa de crescimento tecnológico.

2. Objetivo:

Vendo a importância do sistema de informação no dia a dia das empresas e das pessoas, assim tendo rapidez e facilidade em suas vidas. A “Nossa Locadora de Livros”, a empresa á ser informatizada, contratou a nossa empresa “Alunos da Unopar”, onde esta irá desempenhar o seu papel, como contratada, em automatizar e informatizar a locação de livros dessa empresa.

Tem se como objetivo, mostrar, explicar e ajudar na informatização da empresa “Nossa Locadora de Livros”. Mostrando os tipos de sistema de informação que se deve usar, a quantidade e tipos de máquinas adequadas para o processo, assim como os fundamentos lógicos do programa e seus tipos de mecanismos de buscas que podem ser utilizados nos programas.

3. Desenvolvimento:

A empresa “Nossa Locadora de Livros”, situada na região central da cidade de São Paulo, atua no ramo de locação de livros. Sendo que o seu acervo de livros, são de 20.000 livros.

Fundada em 20 de janeiro de 1990, pelo Sr. João Carlos, o qual é diretor da empresa. Sua empresa é dividida em 5 (cinco) departamentos e sete funcionários, que são; depto de locação onde trabalham três pessoas, depto de compras onde trabalha uma pessoa, depto de estoque onde trabalha uma pessoa, depto financeiro onde trabalha uma pessoa e diretoria, o qual é seu fundador.

Adquirindo o seu primeiro computador, cinco anos depois de sua inauguração, seu diretor viu a necessidade de informatizar a sua empresa, afim facilitar o controle das informações dentro da empresa, assim podendo ter mais organização, menos perda, e o principal, o lucro esperado.

Para que este projeto possa dar certo, precisa-se primeiramente pensar em uma empresa que administre este processo de informatização e que crie um CPD (Centro de Processamento de Dados) dentro da empresa.

Vendo sua necessidade, o diretor decidiu em contratar a empresa de TI (Tecnologia da Informação) “Alunos da unopar”, para que cuidasse desta área da empresa. Bem a primeira decisão que a empresa de TI precisa ter é que tipo de sistema possa se adequar as necessidades do cliente.

Logo em seguida, precisa pensar que tipo de máquina se usa em cada departamento, pois deve se pensar em uma máquina que atenda a necessidade do departamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com