TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Por:   •  16/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Nos dias atuais é impossível um cenário que não utilize uma aplicação ou um sistema de aplicações que precise pelo menos em uma das etapas, consultar, manipular ou salvar as informações dos seus processos lógicos.

Não adiantaria de nada todo o poder de processamento dos computadores atuais e modernos com as redes de altíssima velocidade e softwares desenvolvidos com tecnologia de última geração, se não fosse possível de salvar e armazenar os dados de uma forma eficiente e segura.

Todos os dados precisam estar disponíveis, consistentes, íntegros, definidos, confiáveis, compartilhados em segurança para que as decisões sejam gerenciais, ágeis e precisas.

Neste contexto entra o Administrador de Banco de Dados. Será responsável pela administração dos dados, pela manutenção e refinamento dos bancos de dados corporativos.

Um sistema de informática que destina à catalogação dos livros é criado para atender uma biblioteca comunitária em uma cidade da capital paulista. Utiliza de princípios éticos, associada à alta tecnologia informatizada, com um sistema de registros de usuários simples e muito eficaz.

O software utiliza um leitor de biometria para ler a digital do usuário que traz toda a informação do cadastro e com as informações de data, hora, categoria dos livros em posse e muito mais. Isso é uma vantagem para o leitor, porque a devolução faz necessária a presença do titular e obriga a se deslocar até a biblioteca, para a devolução e assim o sistema incentiva o usuário que mostra-lhe os últimos conteúdos lidos e sugere ao leitor outros itens relacionados aos assuntos lidos, despertando o interesse ao usuário para mais leitura, coisa que as pessoas não fazem por falta de vontade ou talvez por oportunidade, além disso existe a interatividade das pessoas, mesmo que indireta.

O rápido avanço da tecnológica faz com que pessoas se afastem uma das outras, basta observar um grupo de duas ou várias pessoas, mesmo próximas umas das outras e cada uma delas com um Smartphone, falando com pessoas em outros lugares distantes, mostra a aceitação de uma nova cultura destruidora, pois as pessoas acabam perdendo o contato social com as pessoas, por isso que a aceitação da biblioteca foi unânime, indireta para as pessoas que veem a necessidade da proximidade entre todos.

O sistema é composto por uma recepção com duas atendentes para o primeiro cadastro biométrico e uma pequena administração, para que o administrador do sistema faça o controle e inspecione diariamente o sistema da biblioteca de livros, mas na maioria do tempo é tudo automatizado o sistema.

Gráfico, gráfico, gráfico gráfico

Ilustração do Leitor da Biometria

Administrar o banco é uma maneira simples de instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Investigando este conceito o Administrador de Banco de Dados tem as seguintes responsabilidades:

• Projeto de banco de dados: criação do esquema lógico usando a DDL.

• Definição da checagem, segurança e integridade.

• Decide de como os dados são representados na base de dados armazenada;

• Projeto físico da base de dados;

• Define os procedimentos de recuperação;

• Monitora o desempenho;

• Contato com usuários para averiguar da disponibilidade dos dados por eles requisitados e ajuda na determinação e solução de problemas;

• Faz ajustes apropriados à medida que acha mudanças de requisitos.

Para que se cumpram as responsabilidades supracitadas são exigidos conhecimentos em distintas áreas relacionadas direta ou indireta com os SGBDs propriamente ditos e algumas delas são:

• Arquitetura de computadores: E o processo de administração de um SGBD que pode exigir o conhecimento da estrutura física dos servidores e de como sincronizar com o hardware e software para obter o melhor desempenho e maior segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com