TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura TCP/IP

Por:   •  23/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura TCP/IP

É um conjunto de protocolos utilizados para troca de dados entre computadores de redes locais ou redes de longa distância (rede remota ou WAN).

É a arquitetura usada na Internet.

É composta por quatro camadas, cujas funções principais são:

        Camada de aplicação: aplicações e processos que utilizam a rede. Qualquer usuário pode criar suas aplicações, pois TCP/IP é uma arquitetura aberta. Exewmplos de protocolos de aplicação: TELNET, FTP, SMTP

        Camada de transporte: fornece serviços de entrega de dados “fim-a-fim”. São dois protocolos nessa camada: Transmission Control Protocol (TCP), que é orientado a conexão e garante a entrega dos dados na ordem correta; e User Datagram Protocol (UDP), que não é orientado a conexão, não garante entrega de dados, mas tem menos sobrecarga que o TCP.

        Camada de Rede: responsável pelo endereçamento das interfaces e pelo roteamento (a escolha das rotas) dos dados na rede. Internet Protocol (IP) é o principal protocolo desta camada.

        Camada de Interface: consiste de rotinas de acesso à rede física. Essa camada interage com o hardware, permitindo que as demais camadas sejam independentes do hardware utilizado.

Endereçamento

Em uma rede TCP/IP, cada interface de rede deve ter, além do endereço lógico único, capaz de identifica-la na rede. Esses endereços lógicos, chamados de IPv4, são números de 32 bits, representados por quatro campos de números decimais internos separados pelo caractere ponto final.

Cada campo pode assumir valores de 0 a 255, e corresponde a um octeto (byte) do endereço IPv4 no formato binário.

1

1

0

0

1

0

0

0

.

1

1

1

1

0

0

0

1

.

0

1

1

1[pic 1]

1

0

0

0

.

0

0

0

1

1

0

0

1

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Cada endereço IPv4 contém o endereço da rede a que a interface pertence (prefixo) e o endereço da própria interface dentro dessa rede (sufixo). Para conexão à Internet, o endereço de rede é definido pelo InterNIC (ou por uma entidade para a qual ele delega essa atribuição), e o número da interface é definido pelo administrador da rede. Por exemplo, no IPv4 200.241.120.25, 200.241.120.0 é o endereço da rede e .25 é o número da interface dentro dessa rede.[pic 9]

200.241.120.25[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Classe

Para determinar qual parte do endereço IP se refere ao endereço de rede, o InterNIC definiu 5 formas de endereço IP chamadas de classes. Cada octeto em um endereço IP pode fazer parte do endereço de rede ou de interface, dependendo da classe a que pertence

Classe A

Nesta classe o primeiro octeto representa o endereço da rede, enquanto os três octetos restantes especificam o endereço da interface. São definidos pelo administrador da rede.

Em uma rede classe A o bit mais significativo do primeiro octeto é sempre O e os próximos 7 bits identificam a rede. Os 24 bits restantes (3 octetos) identificam interfaces locais.[pic 15]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (322.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com