TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  17/4/2020  •  Resenha  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Resenha Crítica de Caso

Leandro Santos da Cruz

Trabalho da disciplina Auditoria e Controle de Seg. e Clas. Da Informação

Tutor: Prof. Sergio Rodrigues Affonso Franco

Alagoinhas

2020

CISCO SYSTEMS, INC.: IMPLANTAÇÃO DE ERP

Referência:

AUSTIN, Robert D, NOLAN, Richard L, and COTTELEER, Mark J. "Cisco Systems, Inc.: Implementing ERP." Harvard Business School Case 699-022, Setembro 1998. Disponível em: https://www.hbs.edu/faculty/Pages/item.aspx?num=22966 Acesso em: 14 de abril de 2020.

O caso baseia-se na análise da Cisco Systems Inc., que por sua vez, líder mundial em soluções de redes e comunicações de Internet.

A Cisco Systems Inc. foi fundada em 1984, por dois cientistas da computação da Universidade de Stanford. A atividade principal da empresa é o oferecimento de soluções para rede de comunicações, sendo na fabricação, venda e prestação de serviços, empresa importantíssima no mercado de Switches e Roteadores. Um dos principais produtos da empresa são os roteadores que gerou um impulso grande em suas vendas, e fez a empresa dominar o mercado de TI na área de Redes e Comunicações.

Em 1994 os sistemas da Cisco não estavam mais suportando os processos organizacionais e o volume de dados necessários para a manutenção das atividades. O crescimento da empresa relacionado com o surgimento de novas tecnologias relacionadas à internet e o fornecedor de software sendo uma empresa pequena e não habituado aos problemas relacionados a grandes empresas, foram fatores preponderantes para a instabilidade do sistema. Alinhado a esses fatores o sistema apresentava custos elevados de manutenção, apenas a pequena empresa era habituada para as manutenções, e não possuía soluções adequadas para adequar o sistema aos processos necessários ao crescimento organizacional esperado.

Ocorria indisponibilidade de software ininterruptamente, em razão principalmente devido a sua personalização, essas instabilidades traziam grandes prejuízos à empresa, pois o sistema era necessário para a efetividade dos processos de produção, compra e venda.

A corrupção dos bancos de dados foi um dos problemas que teve como fator principal a instabilidade do sistema onde ficou paralisado por dois dias, foi necessário acessar o banco principal e acabou corrompendo a integridade do banco de dados central.

Logo após a interrupção, veio à tona o fato de que era necessário mudar os sistemas da empresa, os diretores da Cisco chegaram a um consenso de que era necessário a substituição dos sistemas.

Com a diretoria compreendendo que era necessário implantar um sistema que atendesse todas as necessidades da empresa, foi identificado que esse projeto iria exigir um envolvimento grande de todos os departamentos da empresa, então foi solicitado os melhores profissionais dentro da Cisco para trabalhar no projeto, coerentes da necessidade de uma equipe robusta e forte a empresa trouxe parceiros fortes para trabalhar tanto na seleção quanto na implantação de qualquer solução que a empresa fosse escolher.

A KPMG foi escolhida com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, principalmente por ser um parceiro que conta com uma equipe muito experiente no setor, trazendo um gerente de programas com experiência com ERP.

Depois de um processo de cotação e solicitação de propostas a seleção da Oracle foi concretizada, a Oracle já possuía experiência e credibilidade em sistemas de produção e manufatura melhor do que o fornecedor numero dois, a flexibilidade que foi oferecida pela Oracle em estar próxima localmente da Cisco também foi um fator preponderante.

Quando se fala em desenvolvimento ou implementação de novos sistemas, para a alta direção veem a primeira pergunta, quanto custa? E em quanto tempo ficará disponível? Foi bastante discutido em relação ao tempo de entrega inicialmente o prazo dado foi alto e teve de ser reduzido para ser aprovado, a estimativa de custo do projeto veio após a estimativa de prazo, no final o prazo para entrega foi de nove meses, por um total de US$ 15 milhões tornando-se o maior desembolso de capital já aprovado pela empresa para um projeto. Um dos fatores principais para aprovação do projeto foi a queda novamente do sistema exatamente no dia da reunião do conselho de aprovação.

        Utilizando a técnica de desenvolvimento rapid iterative prototyping a implantação foi dividida em diversas fases de prototipagem, denominadas CRP que tinha como objetivo desenvolver trabalho prévio para compreensão mais aprofundada do software e como ele funcionava em um ambiente de negócios.

        A configuração do pacote Oracle contou com sessões com todos os grupos trancados em uma reunião fora da empresa para discutir e decidir a configuração adequada no software. Esse método gerou boas discursões e bons resultados contrariando a abordagem típica de ERP da época, após uma semana a equipe concluiu o CRP0 que demonstrou capacidade de aceitar um pedido e conduzir durante o processo de negócios da empresa da cotação ou recebimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com