TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Artigo Sistema de Tomada de Decisão Informática

Por:   •  25/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

As vantagens do DATASUS na Tomada de Decisão

ALENCAR, Natália Thais Lima1

BRITO, Camylla Carolinna Melo Aguiar1

LEMOS, Polyany Batista de Moura Lemos1

MARINHO, Raianne Vívian da Silva1

MOREIRA, Ravennya Muara Oliveira Silveira1

RODRIGUES, Larissa Machado1

SANTOS, Maria Hilda Neiva de Alencar1

SOARES, Thamires Beatriz Almeira1

MEIRELES FILHO, Mario Rodrigo Gomes2

1 Graduando(a) do curso de Medicina da faculdade CET, endereço eletrônico: nataliathaislima@outlook.com, Camyllameloaguiar@gmail.com, polybmlemos@hotmail.com, raiannevivian@hotmail.com, ravennyamoreira.adv@hotmail.com, larissinha_rodrigues_@hotmail.com, mhnasantos04@gmail.com, thamiresbias@gmail.com.

2 Docente do curso de Medicina da faculdade CET, mariorgmfilho@gmail.com; 

RESUMO

O objetivo principal deste estudo é analisar os sistemas de tomada de decisão aplicados à área da saúde. Além disso, temos os seguintes objetivos específicos: definir o conceito de sistemas de tomada de decisão aplicados à saúde; compreender a função do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde); e compreender como o DATASUS auxilia no processo de tomada de decisão. Para realizar esta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando o Google Acadêmico e o SciELO como fontes de dados. Através dessa revisão, podemos concluir que uma tomada de decisão aplicada à saúde ocorre quando o gestor de saúde recebe os resultados das bases de dados dos Sistemas de Informação em Saúde (SIS) e decide quais ações tomar para resolver um determinado problema.

Palavras-chave: Sistemas de Informação em Saúde; Sistema de Tomada de Decisões; DATASUS.

INTRODUÇÃO

 

Como aponta Oliveira (2004), tomar uma decisão é um processo pelo qual escolhemos entre várias opções disponíveis, baseando-nos em informações para avaliar probabilidades de resultados e optar pela ação mais favorável ou com maior probabilidade de sucesso. Na prática clínica, a tomada de decisão envolve o médico utilizando seu conhecimento prático e teórico para resolver problemas.

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS), para De Fática Marin (2010), são conjuntos de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar a tomada de decisão e auxiliar no controle das organizações de saúde. Eles reúnem dados, informações e conhecimento utilizados na área de saúde para o planejamento, aprimoramento e processo decisório dos profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes e usuários do sistema de saúde.

O autor ainda destaca que no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), os SIS são desenvolvidos com base nas necessidades de informação para gestão e monitoramento de riscos, controle de produtividade e repasse de recursos financeiros. Eles seguem políticas de saúde, estratégias de gestão e normas administrativas. Existem diversos SIS utilizados por organizações de saúde, sejam públicas ou privadas, com o objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços. No entanto, esses sistemas, desenvolvidos por diferentes fornecedores, possuem arquiteturas, bases de dados e infraestruturas divergentes, o que resulta em aplicativos incapazes de se comunicarem entre si e problemas de interoperabilidade.

O Ministério da Saúde (2017) destaca que a integração entre os sistemas de informação é fundamental para uma gestão eficiente dos sistemas e serviços de saúde, envolvendo o compartilhamento de uma única base de dados em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Idealmente, seria necessário um banco de dados comum que abrangesse todas as funções das organizações de saúde, incluindo a gestão das operações técnicas, administrativas e logísticas, além de informações relevantes.

O DATASUS propõe um modelo de gestão participativa que reconhece a necessidade de uma atuação eficaz e comprometida com o processo democrático. Para compreender melhor esse contexto, foram estabelecidas duas dimensões: a análise do arcabouço jurídico-institucional, considerando os processos e instrumentos legais que afetam a atuação e integração do DATASUS no contexto do SUS, e um estudo para avaliar a visibilidade e a permeabilidade do DATASUS no contexto do SUS, bem como a visibilidade e a permeabilidade do SUS dentro do DATASUS. Esse estudo baseou-se nas reuniões da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) (2009) e utilizou parâmetros pré-estabelecidos, analisando os resumos disponibilizados no site do Ministério da Saúde.

  • O arcabouço jurídico-institucional tendo como referência os processos e instrumentos legais que interferem na atuação e inserção do DATASUS no contexto do SUS.
  • Estudo para identificar o grau de visibilidade e permeabilidade do DATASUS no contexto do SUS e também, no sentido inverso, o grau visibilidade e permeabilidade do SUS no âmbito do DATASUS. Este estudo teve como referência a Comissão Intergestores Tripartite – CIT12 e foi realizado através da identificação de alguns parâmetros pré-estabelecidos com base na análise do resumo das reuniões da CIT disponibilizados no site do Ministério da Saúde.

Com base nisso, o objetivo deste estudo é examinar os sistemas de tomada de decisão aplicados à área da saúde. Para isso, ele está garantido em quatro recursos principais: 1) Introdução, que fornece um contexto geral para a pesquisa; 2) Metodologia, que descreve o tipo de pesquisa, o objetivo geral, os critérios de inclusão e exclusão que moldaram o estudo, bem como o embasamento teórico utilizado; 3) Resultados e Discussão, que resumem como principais estabeleceram extraídas de leituras acadêmicas e científicas relacionadas ao tema, abordando conceitos, vantagens, preservação e outros aspectos relevantes; e, por último, 4) Conclusão, que representa uma síntese dos autores sobre o conteúdo estudado até o momento.

METODOLOGIA

O presente estudo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa bibliográfica, focando no aprofundamento da compreensão de um grupo social ou organização, sem se preocupar com representatividade numérica. Esse tipo de pesquisa utiliza descrições, comparações e interpretações para explorar aspectos da realidade que não podem ser quantificados. A escolha pela pesquisa bibliográfica se justifica pela necessidade de embasar teoricamente o objeto de estudo, utilizando materiais previamente elaborados, como livros, monografias, teses, dissertações e artigos científicos, disponíveis em formato físico ou online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (208.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com