TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Especificação rede UFAL

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.770 Palavras (28 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 28

Especificação rede UFAL

Especificações técnicas para a execução dos serviços de instalação, reparação e reestruturação em rede lógica na UFAL

Versão 1.0

23/02/2012

Introdução

O propósito deste documento é prover informações na forma de Memorial Descritivo, para compor o processo de ampliação e modernização da rede de transmissão de dados da Universidade Federal de Alagoas, visando subsidiar os proponentes de soluções para que atendam aos requisitos desta instituição e da sua comunidade de usuários por uma rede que ofereça uma infra-estrutura de alto desempenho, elevada disponibilidade, qualidade de serviços, segurança e gerenciamento. Em especial este projeto visa interconectar os diversos prédios que compõe a UFAL, através de um novo Campus Backbone Óptico em fibras monomodo, permitindo a utilização de tecnologias Gigabit e 10Gigabit Ethernet, provendo uma rede de dados, voz e imagem, capaz de atender as demandas atuais e futuras de todas as áreas envolvidas e garantir este que investimento possa ser utilizado, no mínimo, nos próximos 10 anos.

O documento está dividido em dois capitulos. O capítulo I contém os princípios básicos do projeto. Já o capítulo II contém as aspecificações detalhadas dos itens necessários ao projeto. É importante ressaltar que as imagens contidas no capítulo II são meramente ilustrativas.

CAPÍTULO I

Princípios básicos

1. Considerações iniciais

Os objetivos específicos que iremos alcançar neste projeto estão diretamente relacionados à necessidade de atualização tecnológica da atual rede de dados da UFAL e da expansão da mesma para setores que hoje não estão conectados adequadamente por limitações técnicas (saturação das capacidades dos meios de transmissão e equipamentos ativos do sistema). Essa necessidade de atualização ainda se faz mais necessária devido à universidade estar ligada através dos serviços da Internet providos pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Por essa razão, nossa instituição deve manter-se alinhada com a RNP que está em fase de implantação do seu projeto de redes metropolitanas de alto desempenho, com o qual estará estabelecendo uma nova geração de infra-estrutura de provimento de serviços de rede, a RedeCOMEP. O Ponto de Presença da RNP em Alagoas, PoP-AL, será alcançado por todas as instituições ligadas à RedeCOMEP com tecnologias de rede Gigabit. Sabemos que existe na UFAL uma demanda reprimida por novas aplicações e serviços de telecomunicação que exigem uma infra-estrutura de rede de alto desempenho. A oferta do backbone Gigabit permitirá que a nossa demanda reprimida possa ser atendida, sendo também importante destacar a necessidade de atualizar o nosso parque computacional e de recursos humanos na área de TI além de criar novos ambientes para a produção e uso de ensino, e para os novos serviços e aplicações científicas e tecnológicas. A seguir enumeramos alguns dos objetivos específicos. São eles:

Proporcionar uma rede de mais estruturada, de fácil manutenção e gerenciamento e com uma maior capacidade de crescimento;

Integrar a comunidade do Campus da UFAL em um ambiente acadêmico digital que permita o maior desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa da instituição;

Oferecer a rapidez e segurança das novas tecnologias disponíveis atualmente e, principalmente, ser capaz de suportar aplicações futuras que logo estarão no mercado.

Atender à demanda reprimida por serviços de redes de comunicações de alta disponibilidade na abrangência do Campus;

Os setores envolvidos poderão usufruir de todos os benefícios da implementação deste projeto, que são:

Utilização de sistemas de informação integrados, onde dados gerados pelos vários setores da instituição estarão armazenadas em um único banco de dados corporativo, permitindo relatórios consolidados com informações interdepartamentais e eliminação de conteúdos redundantes e inconsistentes;

Acesso das áreas de ensino e administrativa à Internet, ferramenta indispensável hoje para o ensino em todas as suas dimensões;

Implantação de uma infra-estrutura de comunicação de multimídia tecnologicamente atualizada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa interdepartamentais, utilização de clusters e grids computacionais para projetos que demandem um alto poder computacional distribuído.

De uma forma geral, a meta principal deste projeto será melhorar a qualidade dos serviços e a produtividade das áreas envolvidas.

A implantação deste projeto irá tanto expandir nossa rede para setores ainda não atendidos quanto reestruturar a rede já existente. Todos os equipamentos a serem adquiridos e serviços contratados deverão atender aos atributos técnicos detalhados na presente Especificação Técnica. Diante disto, este documento adotará a postura de fornecer subsídios e recomendações a serem seguidas em propostas comerciais para atenderem a este projeto.

2. Instalação de Rede Lógica

O fornecedor deverá efetuar visitas nas instalações até a conclusão do projeto, constatando as condições atuais da rede.

2.1 Redes Externas

O Backbone UFALnet da UFAL é constituído por cabos ópticos distribuídos entre regiões estratégicas do Campus chamadas de " Nós" que e que atualmente já existem nas seguintes edificações:

Reitoria – NTI – Sala de Equipamentos (SEQ – REITORIA)

Prédio de Física – Sala de Equipamentos (SEQ – Física)

Prédio de Matemática – Sala de Equipamentos (SEQ – Matemática)

Prédio de Química – Sala de Equipamentos (SEQ – Química)

Prédio do CTEC – Sala de Equipamento (SEQ – CTEC)

Prédio da SINFRA (SEQ – SINFRA)

Prédio da FAU (SEQ – FAU)

Prédio do ICAT (SEQ – ICAT)

Prédio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com