TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança em TI

Por:   •  5/3/2017  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Governança em Tecnologia da Informação

Curso: Gestão em Projetos de TI

Professor: Alessandra Anacleto Wust

Nome do aluno:

Data: 01/11/2016

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: De acordo com o que estudamos, são princípios de uma boa governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade dos gestores. Para garantir o alinhamento da TI com as estratégias da organização é importante que estes princípios se reflitam na governança de TI. Descreva brevemente como as cinco decisões da área de TI tratadas nesta UA podem contribuir para que estes princípios sejam colocados em prática. (5 pontos)

Para se obter uma boa governança corporativa, os princípios de transparência, equidade, prestações de contas e responsabilidade devem ser posto em prática, e para que isto aconteça é necessário tomar as cinco decisões críticas de tecnologia da informação.

Estabelecendo primeiramente seus princípios para a área de tecnologia da Informação, nos quais esses devem estar naturalmente alinhados ao propósito do negócio, a empresa irá conseguir o melhor desempenho para seu negócio através da TI, extraindo valor e gerando resultados positivos, conseguindo justificar a importância da TI para a organização. Além de servir de base para as outras decisões de TI, definindo normas, políticas e diretrizes.

A arquitetura de TI irá ser importante para a padronização de dados e processos, compartilhamento de infraestrutura, reutilização de componentes e serviços da arquitetura. Com essa padronização o processamento será mais barato, já que será compartilhada com todas as unidades de negócio e também com fornecedores. Também gerará uma visualização mais clara para toda a organização de seus processos.

A infraestrutura de TI é a camada mais básica, entretanto fundamental para aplicação dos princípios de TI. Esta decisão envolve características técnicas e definirá qual o tamanho de demanda que o negócio consegue suportar, com uma melhor infraestrutura é possível obter um diferencial competitivo para o mercado, contudo a infraestrutura precisa possuir o tamanho ideal que atenda seus propósitos, não podendo ser maior ou menor que seu negócio exige, pois pode trazer resultados negativos para a organização.

As necessidades de aplicações do negócio são os recursos que a organização precisa para suportar o trabalho, cuja serão necessárias para a criação e manutenções de ações que vão gerar valor para a empresa. Tendo o equilíbrio entre criatividade no qual, proporciona novas ideias que acompanharão as mudanças no negócio cuja serão eficazes para a geração de valor e a disciplina, no qual prevê a manutenção e integridade da arquitetura já existente, garantindo o padrão e a estabilidade do negócio.

Os investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com