TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Bancos de Dados

Por:   •  10/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Disciplina: Banco de Dados / 2019-1

RESUMO

CONCEITO

Banco de dados se trata de uma coleção organizada de dados que se relacionam de modo que criem algum sentido, permitindo a extração de informações.

A História Dos Bancos De Dados

Antigamente as empresas armazenavam dados em fichas de papel que eram organizadas em arquivos físicos através de pastas. Extrair informações e manter esses arquivos organizado era uma tarefa muito custosa. Além disso o acesso à informação dependia da localização geográfica dos arquivos.

No início, a grande maioria armazenava os dados em arquivos de textos, cada entidade era um arquivo de dados que eram acompanhados de um "software simples" para manipular os dados do arquivo, esses softwares permitem realizar operações de cadastro, alteração, exclusão e consulta nos arquivos digitais. Porém ainda não havia relacionamento entre as entidades.

Então, na década de 60 a empresa IBM investiu fortemente em pesquisas para solucionar estes problemas dos bancos de dados digitais primitivos. Vários modelos de bancos de dados surgiram nesta época, dentre eles os modelos hierárquicos e rede.

Em junho de 1970, o pesquisador Edgar Frank "Ted" Codd da IBM, um cientista da computação britânico que trabalhava na IBM, apresentou o modelo relacional no artigo intitulado "A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks". Neste modelo, Codd enfatizou a importância da separação de tipos de dados genéricos primitivos das implementações de tipos de dados específicos implementados em um determinado modelo de computador; e expôs uma linguagem simples de consulta de alto-nível para acesso a dados. Este modelo permitiria que os desenvolvedores utilizassem operações em um conjunto completo de dados de uma única vez, ao invés de trabalhar com um registro de cada vez.

Em 1976 uma abordagem conhecida como Modelo de Entidade-Relacionamento foi criada pelo Dr. Pin-Shan (Peter) Chen. O Modelo de Entidade-Relacionamento (MER).

Aplicação e Relevância para a Computação

O uso do banco de dados se aplica em diversos programas e aplicações que necessitem armazenar grandes quantidades de dados, que necessitem armazenar dados que se relacionam. Com o uso de banco de dados existe a possibilidade de acessos simultâneos aos dados através de vários computadores.

As restrições de acesso permitem a confidencialidade de determinados dados ou informações que só podem ser acessadas mediante senha. Atualmente o banco de dados está presente em quase todas as instituições que utilizam o meio online para a realização de suas atividades, entre elas podemos citar as universidades, companhias telefônicas e comércios online em geral.

O banco de dados é um dos conceitos mais importantes de Ciência da Computação, é intimamente relacionado à computação, no sentido de que a computação estuda a estruturação de dados e as operações que possam ser realizadas sobre estes dados. O seu uso é ideal para promover aplicações multiusuários.

REFERÊNCIAS

ALVES, Gustavo. A história dos bancos de dados. Disponível em:<https://dicasdeprogramacao.com.br/a-historia-dos-bancos-de-dados/> Acesso em: 19 de março de 2019

BASTO, Fabrício. Banco de Dados e Suas Aplicações. Disponível em: <https://analistati.com/banco-de-dados-e-suas-aplicacoes/> Acesso em: 19 de março de 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com