TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Engenharia de Requisitos

Por:   •  28/5/2019  •  Dissertação  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

A engenharia de requisitos é de extrema importância para o desenvolvimento de softwares de qualidade, basicamente pelo fato de o conceito de qualidade ser muito relativo. O mais bem aceito é exatamente o que diz que qualidade se refere a aceitação dos clientes, clientes esses que são justamente os responsáveis por descrever os requisitos que devem ser atendidos pelo produto que virá a ser desenvolvido. Uma vez que todos os requisitos descritos pelos clientes forem atendidos da forma correta, o sistema entregue terá uma boa aceitação por parte destes, o que significa que o conceito de qualidade foi atendido.

É exatamente nesse contexto em que entra a engenharia de requisitos, essa matéria tem como foco principal o estudo das melhores formas de se levantar, tratar e documentar todos os requisitos de um projeto, ela conta com métodos, normas e técnicas que foram desenvolvidas para auxiliar os desenvolvedores a controlar os requisitos da melhor maneira possível, garantindo que o desenvolvimento de um determinado produto ocorra de uma maneira mais descomplicada, controlada e segura.

Porém essa área de estudo não é importante apenas para garantir a qualidade do produto, a aplicação das técnicas oferecidas por ela também pode significar a garantia de conclusão do desenvolvimento de um sistema. Desenvolver um software sem antes fazer um bom levantamento de requisitos ou projetá-lo aumenta muitas vezes as chances de fracassos em um determinado projeto. Isso é comprovado no livro Software Testing, de Ron Patton que afirma que 60% dos erros em sistemas são causados por uma má especificação de requisitos. E mais ainda, segundo o Chaos Report, do Standish Group, cerca de apenas 6% dos grandes projetos da área da informática são concluídos de forma satisfatória, 42% são cancelados ou descontinuados e outros 52% são concluídos, porém com prejuízos.

São números alarmantes, mas que podem ser solucionados com a aplicação das técnicas oferecidas pela engenharia de requisitos, que de fato é uma conta com alguns aspectos que podem tornar a execução de um projeto mais complicada, devido a exigência de que uma boa documentação de todo o projeto seja executada. Porém as vantagens que ela pode trazer são inúmeras, uma vez que podem garantir melhor comunicação entre as partes, controle de qualidade, auxilio aos usuários, controle das mudanças e suporte aos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com