TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abalho De Graduação Interdisciplinar Apresentado Ao Curso De Engenharia De Materiais Da Escola De Engenharia Da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Como Requisito Parcial à Obtenção Do título De Engenheiro.

Ensaios: Abalho De Graduação Interdisciplinar Apresentado Ao Curso De Engenharia De Materiais Da Escola De Engenharia Da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Como Requisito Parcial à Obtenção Do título De Engenheiro.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  5.144 Palavras (21 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

ESCOLA DE ENGENHARIA

ENGENHARIA DE MATERIAIS

VIVIANE ROCHA DA SILVA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TEMPO E TEMPERATURA DE DISSOLUÇÃO DO POLI (ÁCIDO LÁCTICO) NAS ANÁLISES DE CROMATOGRAFIA DE EXCLUSÃO POR TAMANHO

SÃO PAULO / SP

2013

VIVIANE ROCHA DA SILVA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TEMPO E TEMPERATURA DE DISSOLUÇÃO DO POLI (ÁCIDO LÁCTICO) NAS ANÁLISES DE CROMATOGRAFIA DE EXCLUSÃO POR TAMANHO

Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado ao Curso de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro.

ORIENTADOR: DR. GUILHERMINO JOSÉ MACÊDO FECHINE

CO-ORIENTADOR: DR. NILSON CASIMIRO PEREIRA

SÃO PAULO / SP

2013

VIVIANE ROCHA DA SILVA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TEMPO E TEMPERATURA DE DISSOLUÇÃO DO POLI (ÁCIDO LÁCTICO) NAS ANÁLISES DE CROMATOGRAFIA DE EXCLUSÃO POR TAMANHO

Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado ao Curso de Engenharia de Materiais, da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro.

Aprovado em 24 de Maio de 2013

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Guilhermino José Macêdo Fechine / Prof. Dr. Nilson Casimiro Pereira

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Profª. Drª. Leila Figueiredo de Miranda

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Profª. Drª. Terezinha Jocelen Masson

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, aos meus pais Marcilio e Carmelita, indispensáveis na minha formação pessoal e profissional, aos meus irmãos Cristiane e Robson e aos meus sobrinhos Gabriel, Gustavo e Isabelle.

“Ama-se mais o que se conquista com esforço”

Benjamin Disraeli

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pela força e capacitação.

Ao prof. Dr. Guilhermino José Macedo Fechine, pela orientação, dedicação, incentivo, confiança e amizade, colaborou muito para que eu obtivesse êxito neste trabalho.

Ao prof. Dr. Nilson Casimiro Pereira pela co-orientação, incentivo, amizade na qual colaborou muito para a conclusão deste trabalho.

Aos meus pais, Marcilio Dutra da Silva e Carmelita Rocha da Silva, que durante todo o meu percurso me incentivaram e nunca deixaram que eu desistisse no meio do caminho para que eu alcançasse meus objetivos.

A toda a minha família, pela paciência e compreensão, que sempre estiveram presentes durante todo este percurso da minha vida.

A todos que colaboraram direta ou indiretamente para a elaboração e realização deste trabalho.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência do tempo e temperatura de dissolução na obtenção de medidas de massas molares do poli (ácido láctico) – PLA por meio de análises de Cromatografia de Exclusão por Tamanho – CET. No caso da amostra de PLA dissolvida em THF a 40oC, verificou-se que o aumento no tempo de dissolução leva a diminuição dos valores de massa molar. Para as amostras dissolvidas a 45 e 50oC, o comportamento é um pouco distinto. Na temperatura intermediária, ou seja, 45oC, existe um decréscimo nos valores de massa molar até 135 minutos de dissolução, em seguida ocorre uma recuperação nesses valores após 180 minutos, para no final de 225 minutos as massas molares voltam a diminuir. Para a amostra dissolvida a 50oC, apos 45 minutos de dissolução, não existe um comportamento padrão, e no final de 225 minutos de dissolução os valores de massa molar são superiores ao valor inicial (45 minutos de dissolução), contudo, mantém-se inferior à primeira medida obtida com temperatura de dissolução a 40oC. Esses resultados indicam que, em temperaturas mais altas de dissolução, o PLA pode sofrer não apenas reações de cisão molecular, mas também dependendo do tempo de dissolução, reações de reticulação podem ser esperadas. Foi concluído através dos resultados obtidos que com o aumento do tempo independente da temperatura, houve uma diminuição nos valores de massa molar numérica média e ponderal indicando que ocorreu degradação durante a dissolução. Com o aumento da temperatura também pode-se comprovar que com a diminuição das massas molares numérica e ponderal, a temperatura é um parâmetro crítico e que deve ser atentado quando se quer fazer uma análise da massa molar, pois ela também ajudou na degradação do PLA e pode interferir na análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com