TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Informação e Análise Estruturada De Sistemas

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 12

Sistemas de Informação

Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas

Professora: ...

NOME

Alessandro

RA

NOME

Tomaz

RA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Sistemas de Informação

Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas

Professora: ...

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Etapa 1

Passo 1 – Produzir e entregar para o Professor um resumo sobre a importância do documento de especificação para a Análise Estruturada. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

RESUMO

Conceitos Básicos sobre Análise de Sistemas : A Importância da Informação e Análise Estruturada De Sistemas.

Introdução :

"A Tarefa de especificar os sistemas de informações que compõe uma empresa é uma das mais complexas e, em ultima análise, é um processo de solução de problemas. Para ser bem-feita requer não apenas conhecimentos de computação, mas boa dose de vários conhecimentos conexos, por seu caráter interdisciplinar"

Na Literatura da Informática existem casos documentados de problemas de desenvolvimento de sistemas que são de natureza técnico-econômico, com fatores problemáticos tais como produtividade em equipe, correção da especificação, confiabilidade do sistema, manutenção do código fonte, segurança dos dados, desempenho e portabilidade do sistema. Estes são considerados problemas reais e importantes que requerem maior atenção.

Certos procedimentos podem eliminar ou reduzir tais problemas ao máximo.

A Conduta a ser seguida para o desenvolvimento de sistemas deve enfatizar construir sistemas eficientes e eficazes, que sejam úteis e precisos visando custo e benefício, a maioria dos usuários insatisfeitos com sistemas de informática deve-se a uma  ineficiência no planejamento do mesmo e terminando por uma implantação dolorosa ou problemática que só agravam os problemas e a insatisfação do usuário final.

A Importância da Informação :

A Importância de uma informação requer que ela esteja disponível a tempo e a hora. Vamos imaginar um livro na biblioteca, que não figura no catálogo da mesma, que não está acessível, ou localizável quando se precisa dele, não pode ser encontrado em tempo hábil, Logo o livro não existe quando se precisa dele! Em tempos de Informação ela é preciosa e pode mudar ou mesmo definir o rumo dos eventos se ela não está acessível e organizada ela não existe!

Conceitos Básicos Sobre Análise Estruturada.

1o - Partimos do pressuposto que existe um problema a ser entendido e mais tarde resolvido, para tal devemos fazer um levantamento básico que passa a compreensão sobre os requisitos de sistema, (condições básicas para entender o problema).

2o - em seguida vem a proposta ao usuário ou cliente. Com uma apresentação, definição encontrada como metas e ações para se realizar a  solução do problema.

Na 1a fase um analista quase sempre, inicia um projeto sem muita noção do universo ou sistema que compreende os problemas relatados,

por uma empresa, um grupo ou um usuário pois o mesmo só levanta os problemas e dificuldades em linguagem humana, é papel do analista  converter isso para uma metodologia algorítmica matemática afim de sistematizar os processos, logo então ele é obrigado a passar por uma fase de aprendizado sobre o todo, para melhor levantar os requisitos e projetar as melhores soluções, esse processo de aprendizado em teoria passa por 3 fases.

1º - Síncrise

Levantamento global, de todos os fatos, aspectos observados, relevantes e relatados sobre todo o sistema em questão.

2º - Análise

Construção de uma espécie de maquete, observando identificar variáveis ou pontos chave, para construção de um modelo simplificado de toda sua estrutura, com seus elementos e relações, possibilitando visualizar um modelo do problema, do todo e de suas partes.

3º - Síntese  

Hipóteses e Soluções com toda ciência do problema, do todo é nessa fase que se estudam as melhores soluções, individuais ou em grupo, pois levando em conta que nem todos problemas são de ordem matemática, logo não existe uma solução correta apenas para o problema mas sim a mais indicada e mais possível dentre outras.

Referências Bibliográficas

“Análise Essencial – Pompilio”

Sistemas de Informação

Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas

Professora: ...

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Etapa 1

Passo 2 – Identificar por meio de leitura e pesquisas na internet as principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre este assunto.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

RESUMO

MODELAGEM DE DADOS – A modelagem de dados está correlacionada com a inserção, consulta e exclusão de informações em banco de dados. Um modelo de dados é uma forma de representar os dados que são usados e criados por um sistema de empresa, ilustra pessoas, locais, e fatos sobre os quais as informações são capturadas e como se relacionam entre si. O modelo de dados é desenhado usando um processo iterativo no qual o modelo se torna mais detalhado  e menos conceitual ao longo do tempo.

Durante a analise, o analista desenha um modelo de dados lógicos, que exibe a organização lógica dos dados sem indicar como os dados são armazenados, criados ou manipulados. Como esse modelo está livre de qualquer detalhe de implementação ou técnico, os analistas podem se concentrar com mais facilidade em correlacionar o diagrama aos reais requisitos do sistema da empresa.

Para a criação do modelo de dados lógicos, utiliza-se Diagrama de Relacionamento de Entidades (ERD), que é um retrato que mostra as informações que são criadas, armazenadas e usadas pelo sistema de uma determinada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com