TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação em TI

Por:   •  12/8/2021  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas de informação.

De acordo com Lima, Gorayeb e Silva (2010) os sistemas de informação são utilizados em quase todas as áreas e profissões e que estamos no limiar de uma nova era de possibilidades e de desafios. Tratando-se de uma época singular que oferece à humanidade uma transformação cultural tão forte como nos períodos do renascimento, iluminismo e revolução industrial. E essa comparação se dá devido ao principal fator deste momento históricos, que são fundamentados na criação e na propagação da informação a um grande número de pessoas.

O que são sistemas?

O’Brien(2004) Destaca que um sistema pode ser definido simplesmente como um grupo de elementos inter-relacionados ou interações que formam um todo unificado. Pois para ele muitos exemplos de sistema podem ser encontrados nas ciências físicas e biológicas, na tecnologia moderna e na sociedade humana. Como sistemas ele cita o sol e seus planetas, o sistema biológico do corpo humano, o sistema tecnológico de uma refinaria de petróleo e o sistema socioeconômico de uma empresa. Também se refere a “sistema” como um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta, recebendo insumos e produzindo resultados em processo organizado de transformação.

Informação.

No cenário atual a informação é um dos principais patrimônios dentro de uma empresa. Podemos afirmar que o sucesso das organizações depende cada vez mais das informações. Elas são essenciais para as atividades em qualquer nível hierárquico empresarial, compondo todos os processos de negócios baseados em informação.

Dados podem ser vistos como uma matéria-prima da informação, isto é, símbolos sequencialmente ordenados, dos quais podem se retirar informações, mas que, isoladamente não tem nenhum significado. O dado se transforma em informação caso tratado, organizado analisado e processado.

Segundo Stair e Reynold(2010) informações é um conjunto de fator organizados de maneiras que possuem um valor adicional, além dos valores de fatos individuais. Transformas dados em informações só depende de um processo ou um conjunto de tarefas relacionadas de maneira lógica, realizadas para alcançar um resultado definido. E esses processos requerem conhecimento.

Conhecimento é a consciência e a compreensão de um conjunto de informações e os modos como essa informação pode ser útil para apoiar uma tarefa específica ou para chegar em uma conclusão. Ter conhecimento significa entender as relações na informação.

Sistemas abertos e fechados.

Segundo Audy, Andrade e Cidral (2005) que os sistemas podem ser abertos, quando trocam algum tipo de matéria, energia, ou informação com o ambiente; ou fechados, quando não sofrem influência, nem influenciam o ambiente. Sendo assim, para esse autor sistemas fechados praticamente não existem, pois se não houver uma resposta satisfatória do sistema em relação às mudanças provocadas ao ambiente, dificilmente o sistema vai se manter competitivo.

Sistemas de informação.

De maneira simplificada, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com