TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interconexão de Rede de Parque Tecnológico

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Luiz Gustavo Ribeiro

Henrique Delecrode da Silva

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III:

Caso 2SHOW.IE Interconexão de Rede de Parque Tecnológico

CAMPINAS – SP

2022



[pic 1][pic 2][pic 3]

Luiz Gustavo Ribeiro – RA 2291956

Henrique Delecrode da Silva – RA 0607383

ROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III – (PIM III):

Caso 2SHOW.IE Interconexão de Rede de Parque Tecnológico

[pic 4]

CAMPINAS – SP

2022

RESUMO

        Este projeto contempla a infraestrutura na interconexão de um Parque Tecnológico conectando a matriz à sua filial a sessenta quilômetros de distância, relacionando às disciplinas de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Metodologia Científica, Ética e Legislação Profissional além do Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores (LARC).

        Baseando-se em conceitos teóricos, o projeto visa propor uma solução, apresentar as tecnologias utilizadas, e argumentar sua proposta.

        Palavras Chave: Interconexão, Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Metodologia Científica, Ética e Legislação Profissional.

ABSTRACT

        This project contemplates the infrastructure in the interconnection of a Technological Park connecting the headquarters to its branch sixty kilometers away, relating to the subjects of Fundamentals of Data and Communication Networks, Mathematics for Computing, Scientific Methodology, Ethics and Professional Legislation in addition to the Laboratory of Computer Network Architecture (LARC).

        Based on theoretical concepts, it aims to propose a solution, present the technologies used in the project and argue its proposal.

        Keywords: Interconnection, Fundamentals of Data and Communication Networks, Mathematics for Computing, Scientific Methodology, Ethics and Professional Legislation.


SUMÁRIO

  1. ESTRUTURA ATUAL DA EMPRESA        8
  2. REDE        8
  1. Equipamentos de rede        9
  1. ARQUITETURA DE REDE        10
  2. TOPOLOGIA FÍSICA        10
  3. ENDEREÇO IP        13
  4. CONCLUSÃO        15

INTRODUÇÃO

        Informação é conhecimento. Com o advento da internet a circulação global de informação tonou o acesso rápido e eficiente, deixando de ser a distância geográfica, um problema para o trafego de informações. Empresas, estudantes, e usuários de toda sorte podem ter acesso a um acervo quase que infinito a qualquer tipo de informação. No caso da empresa, objeto deste estudo, vamos dissertar sobre o projeto de interconexão do parque tecnológico da 2SHOW.IE, uma agencia de marketing digital, que vem apresentando uma forte adesão de novos clientes, de modo que se faz necessário a expansão física do seu escritório. O projeto consiste na análise técnica de dispositivos, e meios físicos para a interconexão de rede da sua matriz à sua filial que fica a sessenta quilômetros de distância, afim de garantir uma conectividade eficaz em alinhamento com os aspectos éticos e legais.

        A metodologia utilizada neste projeto consiste em pesquisas bibliográficas a artigos que abordam os conceitos das seguintes disciplinas Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação; Matemática para Computação; Ética e Legislação Profissional e Metodologia Científica.

        Por fim, serão detalhados os processos, e ferramentas fundamentais para implantação e conclusão do projeto.


1. A ESTRUTURA ATUAL DA EMPRESA

        A 2SHOW.IE já conta com uma LAN (local área network) em seu escritório central om uma infraestrutura que será apresentada adiante. Em sua sucursal a rede será um pouco menor como será notado no quadro a seguir:

[pic 5]

2. REDES

        De uma maneira simplificada, uma rede de computadores pode ser definida como uma estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si. Tal sistema envolve meios de transmissão e protocolos.

        Alguns exemplos de facilidades que podem ser obtidas através de uma rede de computadores:

  • Compartilhamento impressoras
  • Compartilhamento de documentos, aplicativos e outros produtos digitais
  • Facilita a replicação de dados para backup
  • Comunicação
  • Vídeo conferência

        Alguns tipos de Redes de Computadores:

        Redes Locais (Local Area Networks – LAN) – Comumente utilizada em ambientes de empresas, são redes em que a distância varia de 10m a 1km.

        Redes Área Metropolitana (Metropolitan Area Networks – MAN) – Uma MAN é maior que uma rede LAN, mas é menor que uma rede WAN, é uma rede que conecta computadores dentro de uma área metropolitana, que pode ser uma única grande cidade, várias cidades, ou qualquer área com vários edifícios.

        Redes a Longas Distâncias (Wide Area Network – WAN) – Rede que faz a cobertura de uma grande área geográfica, geralmente, um país;

        Rede sem Fio (Wireless) – Rede que não utiliza cabeamento.  

        Afim de atender a necessidade da 2SHOW.IE este projeto indica o uso de uma rede WAN com um link dedicado para o enlace entre a matriz e a filial.

2.1 Equipamentos de rede

        Quando falamos de redes de computadores, inevitavelmente temos que falar dos equipamentos responsáveis pela interconexão dessas redes, os concentradores e roteadores.

        Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função é controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (960.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com