TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Exercícios IHC

Por:   •  13/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Ao discutirmos e analisarmos exemplos que mostram as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) presentes em diversas áreas, percebemos que as mesmas estão ocupando espaços importantes nas nossas vidas. “Quando as incorporamos no nosso cotidiano, não estamos apenas trocando de instrumentos, como quem troca de garfo, caneta ou régua.” (Barbosa, 2011)

🡪 A respeito dessa forte presença das TICs em nossas vidas e em nossa sociedade, O que significa ter tanta tecnologia na vida das pessoas e quais são as consequências (positivas e negativas) de sua utilização?  (SCORE: 0,5)

        R = A tecnologia veio com o intuito de dar conforto ou até mesmo otimizar algumas tarefas presentes no cotidiano do ser humano. Por isso ter muita tecnologia presente na vida de uma pessoa, significa dizer que a mesma busca o maior conforto e otimização de suas tarefas diárias, possível.

Como a tecnologia, também, é usada para o lazer. Sendo assim pessoas que usam bastante a tecnologia, tem muitas opções de lazer e distração.

As consequências podem ser as mais diversas possíveis, dentre as positivas podemos citar, como visto anteriormente, maior conforto, diversão e ganho de tempo em tarefas complexas.

Há também as consequências negativas, pois qualquer exagero pode modificar a maneira como fazemos determinadas atividades do cotidiano, pode também a longo prazo modificar a nossa forma de viver, como é o caso de alguns da tecnologias usadas na comunicação por rede social. As vezes elas estão tão presentes nas vidas de algumas pessoas, que por algum descuido acabam se expondo demais, trazendo consequências , as vezes irreparáveis.

2 – Os exemplos anotados por você na questão anterior devem demonstrar o quanto as TICs ocupam espaço nas nossas vidas. É mesmo importante reconhecermos que elas modificam não apenas o que se faz e como se faz, mas também quem as faz, quando e onde. Observe o texto abaixo e identifique esses elementos assinalados em negrito. (SCORE: 0,5)

“Considere um sistema de monitoramento agrícola, mediado por um drone, desenvolvido para detectar pragas ou doenças em canaviais. Este sistema capta imagens aéreas a partir de uma câmera instalada em um drone. Este faz a cobertura aérea de cada metro quadrado da plantação. O sistema de tempo real é acessado de uma estação base pelo gerente da fazenda, ou por qualquer outro usuário, desde que o mesmo esteja cadastrado no sistema. O sistema também mantém um histórico dos voos realizados e suas imagens, que são armazenadas para análise de dados estatísticos. Utilizando seu smartphone, o gerente da fazenda necessitou, em certa data, de realizar um comparativo dos últimos 3 anos de implantação do sistema. O sistema encontra o referido histórico e envia o mesmo para o gerente da fazenda, normalmente um agrônomo, através de Whatsapp. Baseado nos dados recebidos ele toma as devidas decisões para atacar os problemas que forem encontrados.”

- O que: Monitoramento agrícola.

- Como: Drone com Câmera, smartphone, base de dados, internet.

- Quem: Qualquer usuário cadastrado, no sistema.

- Quando: Em tempo real.

- Onde: Área agrícola

3 – Nossa bibliografia indica cinco (05) fatores de usabilidade que são utilizados como critérios de análise da qualidade de uso dos sistemas em IHC. Quais são esses fatores? (SCORE: 0,2). Em seguida, escolha dois deles, e explique-os (SCORE: 0,5).

FATOR A: Facilidade de aprendizado (learnability).

FATOR B: Facilidade de recordação (memorability).

FATOR C: Eficiência (efficiency).

FATOR D: Segurança no uso (safety).

FATOR E: Satisfação do usuário (satisfaction).

Fatores escolhidos:

FATOR A – Facilidade de aprendizado (learnability)

FATOR D – Segurança no uso (safety)

O fator A está relacionado ao tempo e esforço necessário para que o usuário aprenda a utilizar o sistema com determinado nível de competência e desempenho, ou seja, o usuário espera que um sistema interativo seja tão simples, fácil e rápido de aprender quanto possível. Pois a comunicação e informação do sistema para o usuário complexa pode fazer com que este, sinta dificuldades e futuramente perca o interesse em utilizar tal sistema.

A falta de interesse pode levar o usuário ao esquecimento, pois aprender novas tarefas do sistema pode demandar tanto tempo que ao voltar a executar atividades aprendidas, anteriormente, pode ser outra dificuldade que o usuário pode não está disposto a enfrentar ou até mesmo pode tê-la esquecido.

O fator D refere-se ao grau de proteção de um sistema contra condições desfavoráveis ou até mesmo perigosas para o usuário. Evitar problemas para usuário e auxiliá-lo a se recuperar de uma situação problemática, são características que devem fazer parte de qualquer sistema responsável e seguro.

Mecanismos de desfazer e refazer facilmente uma ação e mecanismos para cancelar ou interromper operações demoradas são formas eficientes de recuperação de erros ou equívocos do usuário. Paralelo a isso evitar colocar botões perigosos também fazem parte de um sistema seguro.

4 – Observando os cinco FATORES DE USABILIDADE anotados na questão anterior, faça uma análise dos dois casos citados abaixo. Eles retratam o uso de alguma ferramenta tecnológica nos dias atuais. Preencha a tabela abaixo criando uma PONTUAÇÃO de 01 (para fator de menor prioridade) a 05 (para fator de maior prioridade), de acordo com os fatores de usabilidade, descritos anteriormente, e que devem ser usados para classificar os seguintes casos:

  1. Um sistema de navegação terrestre, viabilizado por GPS (Global Positioning System), desenvolvido para tratores de uso agrícola. (SCORE: 0,5)
  2. Um sistema de pagamentos de contas via internet em que o usuário necessita estar devidamente cadastrado e ser reconhecido por uma senha. (SCORE: 0,5)

CASOS

PONTUAÇÃO DO FATOR A:

PONTUAÇÃO DO FATOR B:

PONTUAÇÃO DO FATOR C:

PONTUAÇÃO DO FATOR D:

PONTUAÇÃO DO FATOR E:

i.

1

1

5

1

1

ii.

5

5

5

5

5

POR EXEMPLO: No caso ii, se você achar que a pontuação dele seja muito importante na avaliação do FATOR D, então preencha a célula respectiva na tabela com 05 pontos. Ou, se tiver importância intermediária, classifique com 03 pontos. Porém, procure usar de uma classificação real para que seja validada corretamente a sua avaliação.

5 – Cite exemplos que bem descrevam as diferenças entre interface e interação. (SCORE: 0,5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com