TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista Programação Modular

Por:   •  21/3/2023  •  Exam  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

1) Escolha três fatores de qualidade de software, internos ou externos, de sua preferência. Para cada um, descreva uma situação real(vivida por você) , ou hipotética(apenas para exemplificação) na qual houve uma violação do fator de qualidade de software escolhido.

Um código, para ser considerado bem escrito e de qualidade, depende de vários

fatores, e se esses fatores não forem cumpridos, podem ocorrer imprevistos

desagradáveis tanto para a equipe de desenvolvimento quanto para o usuário.

Alguns exemplos de situações que foram ocasionadas devido à falta de qualidade

de software são:

Falta de inteligibilidade- um aplicativo de controle de um clube foi desenvolvido pela empresa. Dessa forma, após alguns meses o clube precisou que o aplicativo fosse atualizado devido à mudança do regimento interno e à chegada do Covid-19, que fez com que o clube precisasse de uma funcionalidade para que o sócio pudesse fazer reservas dos serviços disponíveis. Sendo assim, quando o time de desenvolvedores pegou o sistema para adaptá-lo, demoraram muito tempo para entender todo o código, visto que o responsável pelo desenvolvimento dele já não estava mais na empresa. Com a demora para a compreensão, que aconteceu devido ao péssimo nome dos métodos, à falta de comentários, módulos nada específicos, raciocínios extensos e complexos, o líder da equipe achou melhor desenvolver um novo sistema, praticamente do zero, visto que seria muito mais complexo reutilizar o código do que desenvolver um novo.

Falta de integridade - Uma equipe de desenvolvimento estava desenvolvendo um aplicativo para cardápio, pedidos , estoque e controle de vendas de um restaurante. Dessa forma, parte da equipe era responsável pelo cardápio e pedidos, outra parte pelo estoque, e outra pelas vendas. Sendo assim, ao longo do desenvolvimento, tinha um módulo que possuía variáveis de controle que deveriam ser privadas, porém eram públicas. Sendo assim, um dos desenvolvedores acessou essas variáveis e as alterou, gerando grandes problemas, como erro em cálculos, quebra de códigos e muito mais, atrapalhando a produção dos outros módulos, e afetando aqueles que já estavam, de certa forma, prontos. Com isso a equipe teve uma grande perda de tempo e esforço para descobrir de onde estavam vindo todos os erros.

Falta de modularidade - Em uma empresa um sistema estava sendo desenvolvido, e foi entregue a um estagiário o desenvolvimento de uma funcionalidade de programar um filtro para filtrar os funcionários da empresa e relacionar as informações de cada um deles ao formulário correto. Sendo assim, o estagiário não modularizou seu código, desenvolveu tudo dentro de apenas um método e uma classe, faltando coesão, encapsulamento, abstração e forte acoplamento. O resultado desse desenvolvimento foi um código extremamente extenso e com um raciocínio complexo. Dessa forma, quando o código foi enviado para os testes serem feitos, o estagiário teve que refazer muita coisa, aumentou o custo da manutenção,atrasou a entrega final do produto e ainda impediu que seu filtro fosse reutilizado para outros módulos do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com