TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logica Programação

Por:   •  17/5/2021  •  Tese  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Operadores, Tipos e Variáveis no node.js

  1. Números, Textos e Tipos

Na língua portuguesa há dois elementos que são utilizados constantemente: os textos e números.

Os textos são compostos por cadeias caracteres. Por exemplo, o texto “bola” é composto pelos caracteres ‘b’, ‘o’, ‘l’ e ‘a’.

Já os números são divididos em duas categorias básicas: números inteiros e números de ponto flutuante. Por exemplo, o número 5 é um número inteiro, enquanto que o número 3,14 é um número de ponto flutuante.

Quando utilizamos a língua portuguesa escrevemos frases que são compostas tanto por números quanto por textos. Por exemplo, na frase “A bola custou 5 reais”.

Números e textos são partes fundamentais no node.js, como em qualquer outra linguagem de programação. Eles representam dois exemplos daquilo que chamamos como tipos.

De forma geral, o que chamamos de tipos, um tipo representa uma categoria de dados dentro de uma linguagem de programação.

Há maneiras formais (matemáticas) de definirmos tipos, entretanto esse nível de profundidade é mais adequado para livros sobre Paradigmas de Linguagens de Programação, ou Compiladores.

Neste capítulo, vamos abordar dois tipos fundamentais no node.js: números e textos.

Dentro do node.js o tipo número é chamado de number, já o tipo text é chamado de string.

A tabela abaixo apresenta uma visão geral desses dois tipos na linguagem.

Tipo

Dados que representa

Exemplos no Node.js

Number

Número de forma geral, incluindo números inteiros, negativos e de ponto flutuante

 5

-4

10.14

String

Cadeiras de caracteres

‘a’

“a”

‘Acabate’

“acabate”

Tabela 1.1 - Visão geral dos tipos number e string.

  1. Observações sobre o tipo number no node.js

Diferente de muitas outras linguagens, no node.js não há uma separação (tipos distintos) para representar números inteiros e números de ponto flutuante.

Na língua portuguesa, quando queremos representar um número de ponto flutuante utilizamos a vírgula como forma de separar a parte inteira da parte não inteira, exemplo: 3,14. Entretanto, no node.js e na maioria das linguagens de programação utilizamos o ponto como separador, exemplo: 3.14.

  1. Observações importantes sobre o tipo string no node.js

Diferente de muitas outras linguagens, no node.js não há uma separação (tipos distintos) para representar caracteres e palavras. Contudo, é importante ressaltar que em outras linguagens muito populares as aspas simples são utilizadas para representar caracteres e as aspas duplas para strings, ou seja, ‘a’ seria um caractere e “a” uma string.

É necessário que o conteúdo da string esteja entre aspas, por exemplo, o texto ‘a não representa uma string bem formada, mas sim um erro de sintaxe que impediria a execução de um programa.

Podemos utilizar tanto as aspas simples ‘ como as aspas duplas “ para representar strings. Por exemplo, tanto ‘bola’ como “bloca” representam igualmente a palavra bola.

5 representa um número, porém “5” e ‘5’ são strings. Representar números como strings ou vice-versa é um erro muito comum entre iniciantes.

  1. Operadores

Assim como na matemática, em linguagens de programação também utilizamos operadores para realizar determinadas ações.

Cada tipo tem um conjunto de operadores que podem ser aplicados a eles, como veremos a seguir.

  1. Principais Operadores Aritiméticos de tipo number

No node.js e demais linguagens de programação, os operadores que podem ser utilizados com números são muito parecidos com os operadores presentes nas matemática. Assim, operadores conhecidos como +, -,  / entre outros, conforme a tabela abaixo.

Nome do Operador

Simbolo no node.js

Exemplo no node.js

Expressão

Resultado

Soma

+

4 + 5

9

Subtração

-

10 - 3

7

Multiplicação

*

2 * 6

12

Divisão

/

8 / 2

4

Resto da Divisão Inteira

%

12 % 5

2

Tabela 1.2 - Principais operadores aritméticos do tipo number.

Os operadores da soma e subtração são idênticos no símbolo e no funcionamento ao que estamos acostumados a utilizar na matemática.

Mas é preciso prestar atenção para não confundirmos o operador da divisão / no node.js (e demais linguagens) do que estamos acostumados a utilizar na matemática, neste caso o x.

O operador do resto da divisão inteira normalmente gera um pouco de confusão quando estamos dando os primeiros passos na programação. Mas o que ele faz é relativamente simples: computa o resto da divisão inteira entre dois números.

Exepressão

Resultado da Divisão Inteira

Resto / Resultado da Expressão

12 % 5

2 (note que 2 vezes 5 é igual a 10)

2 (note que 12 - 10 = 2)

7 % 4

1 (note que 1 vez 4 é igual a 4)

3 (note que 7 - 4 = 3)

8 % 2

4 (note que 4 vezes 2 é igual a 8)

0 (note que 8 - 8 = 0)

Tabela 1.3 - Visão geral dos tipos number e string.

Ou seja, o resultado do operador % nada mais é do que a subtração entre o primeiro operando e o resto da divisão inteira entre o primeiro operando e o segundo.

Por fim, não há operador para a exponenciação, sendo a operação realizada pela função Math.pow(), o operador ^ existe na linguagem mas funciona um operador lógico executando um ou exclusivo bit-a-bit (mais sobre isso nos próximos capítulos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com