TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIZAÇÃO COM SUTENTABILIDADE

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.753 Palavras (16 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

A MODERNIZAÇÃO COM SUTENTABILIDADE

 

Bragança Paulista

2013


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar[pic 2]

Cursos Superiores de Tecnologia

A MODERNIZAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE

Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s): Mauro Dine de Lima

RA(s): 1305761

Semestre: 1º Semestre

Bragança Paulista

2013

Resumo[pic 3]

Palavras Chaves : O que é banco de dados; o que é despesas operacionais; O significa Opex e Capex; o que é um DBA;backup e Restore; UNIX;Windwos Server 2012; Propriedade de Software;Lixo Reciclado eletrônico; Trabalho durante as Férias;


Abstract

[pic 4]

Keywords: What is a thin client, which is the touch screen, statistical world cup, FIFA, History of the Olympics, IOC, Olympic Summer Games 2012.


Sumário

[pic 5]

1.1        APRESENTAÇÃO        

1.2 A EMPRESA        

1.3 - LEVANTAMENTOS        

1.4 - BANCO de DADOS        

1.5 - MODELAGEM DE SISTEMA        

1.6 - ETICA PROFISSIONAL        

1.7 - CUSTOS OPERACIONAIS        

1.8 - Férias dos Funcionários        

1.9 - PROCESSO DE ENTREVISTA        

1.10 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARER        

Conclusão        

Referências        


Introdução

        


  1. APRESENTAÇÃO

        Esta consultoria tem como objetivo apontar diversos problemas na Área de Gestão de TI para a empresa Software Developer, localizada na cidade de São Paulo – SP. O Objetivo principal é apresentar os pontos de maior relevância critica sobre a questão levantada nos anos de 2011 e 2012, e sugestões sobre melhorias dos pontos.

1.2 A EMPRESA

        A Software Developer, empresa de desenvolvimento de software para bancos,  tem como seus principais produtos:

  • Sistema de Consórcio;
  • Sistema de Financiamento;
  • Sistema de Empréstimos;

1.3 - LEVANTAMENTOS

        Investimento de todo recurso em dois seguimentos de tecnologia, o gestor de TI investiu todo recurso financeiro em troca de laptops e smartphone dos Gerentes, esquecendo que o setor de TI demanda de outras tecnologias de maior relevância.         E para salientar a conseqüência disto, foi levantado que o DBA da empresa vem alertando que em poucos meses, o servidor de Banco de Dados pode parar por falta de recursos de hardware. Para solucionar este problema para o futuro, o gestor de TI terá que usar regras de Matemática Aplicada, dividindo os valores que poderão ser gastos no ano em 12.

        Apontando hipoteticamente que o valor destinado para o departamento é de R$ 120.000,00 pode dividir por 12, tendo um valor mensal de R$ 12.000,00.

        Mas para facilitar a Gestão, a TI terá que fazer um planejamento de substituição de equipamentos durante o período, dividindo em grupos.

  • Servidores
  • Desktops
  • Notebooks
  • Smartphones    
  • Redes

Este planejamento é muito importante pois o patrimônio principal que uma empresa deste ramo pode ter é a base de dados é tão importante que temos algumas definições de Banco de Dados e DBA.

1.4 - BANCO de DADOS

        Segundo Wikipédia, banco de dados também conhecido como base de dados são coleções de informações que se relacionam de forma a criar um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

        Já segundo o Professor da UNIP Luiz Fernando nos traz em sua definição que é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação.  

        A operação do banco de dados é feita através de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados conhecidos pelos DBA como SGBD, que surgiu na década de 70.

        O Banco de Dados na atualidade é uma ferramenta fundamental para tomada de descisão, pois é considerada um diamante polido, isto é, a informações sozinha não tem valor nenhum mas lapidada tem um grande valor incalculável, podendo extrais várias informações úteis. Sem um bom planejamento, isto pode ser uma grande dor de cabeça.

        No mercado existem vários tipos de bancos de dados, uns que são proprietários como ORACLE e SQL Server que são pagos mas eles disponibilizam uma versão gratuita mas ela é limitada e também tem outros gratuitos como MySQL e PostgreSQL.  

                

1.4.1 - DBA

        DBA é um Administrador de Banco de Dados que vem da sigla em inglês de Database Administrator, ou seja, um profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou sistema de bancos de dados.

        Como é considerar um profissional de base de dados, é praticamente um guardião das informações. Pois uma empresa sem informações não consegue ir muito longe na sua trajetória de sobrevivência em um mercado globalizado, onde as informações são cruciais para o desenvolvimento de custos de produção para elaboração do preço de venda. Outra função do DBA e bastante importante que são os backups e restauração, para podermos saber um pouco mais sobre isso temos as seguinte definição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com