TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sutentabilidade

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

Curso de Graduação Em Administração Publica

ANTONIO CARLOS PEREIRA SOARES

JOSE ITAMAR PEREIRA VIANA JUNIOR

JOSEMAR GABRIEL MOREIRA D ÁVILA

TATHIANE FARIAS DE CARVALHO

THIAGO VENÂNCIO BARROS

GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE 

PORTFOLIO 01

MARANGUAPE – CEARÁ

2015

Atividade de Portfólio 1 (Grupo)

De que maneira a Administração Pública poderia usar de forma adequada os recursos naturais (água e energia), em suas instalações? Escolha uma instituição pública que você tenha acesso, faça um pequeno relato sobre uma atividade por ela desenvolvida relacionada ao tema Gestão Ambiental e apresente no portfólio de grupo, sugerindo melhorias se for o caso.

        Segundo a agenda ambiental na Administração publica – A3P, o desenvolvimento sustentável busca promover a harmonia entre as pessoas como também a relação das pessoas para com a natureza. Sendo assim  fica entendido que desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

        De acordo com o relatório de Brundtland citado na A3P sugere que o poder publico municipal como também nas esferas estaduais e nacional, deve atuar de modo a criar um ambiente propicio a sustentabilidade. Como por exemplo a criação de legislação apropriada para o desenvolvimento Sustentável, realização de de obras de infra estrutura e utilização consciente e responsável dos recursos energéticos e hídricos.

        As secretarias municipais devem esta em consonância com administração, porem na tributação que é uma diretoria que esta a secretaria de finanças de Maracanaú, muito pouco é feito. Esta diretoria é responsável pela arrecadação de tributos municipais suas atividades são de caráter burocrático e fiscalizador. Percebe-se um enorme desperdício sobre tudo de papel e de recursos energéticos .

        A diretoria funciona de 8 horas da manha as 4 horas da tarde todos os dias uteis da semana, com aproximadamente  40 computadores, 7 impressoras de grande porte  e 8 ar condicionados lidados durante todo o expediente isso sem citar outros equipamentos de menor porte que são utilizados nas dependências da secretaria.

        O consumo de materiais descarteis é enorme pois a própria população e servidores que lá trabalham não tem uma postura que de colaboração com a utilização consciente dos recursos.

        Algumas mudanças da legislação como é sugerido pela A3P já seriam de grande contribuição na redução e uso consciente dos recursos tais como:

  • Utilização de processo eletrônico assim o contribuinte entregaria toda documentação em arquivo eletrônico, reduzindo a utilização de papel de forma muito significativa.
  • Incentivar os pagamentos via meio eletrônico reduzindo a impressão desnecessárias.
  • Implantar serviços via web, evitando que o contribuinte se desloque ate a secretaria para resolver seus problemas.
  • Adotar praticas de reutilização de folhas de rascunho.
  • Escolher opções de impressão em frente verso.
  • Adotar expediente de 8 as 14 horas, promovendo uma otimização do expediente e economizando recursos energéticos.
  • Promover campanhas de que combatam o desperdícios, como por exemplo adote um copo.
  • Implantação de programas 5s.
  • Instalação de descargas inteligentes que gastão menos água.
  •  Difusores de ar nos bicos de torneiras economizando água.

        Acredito que estas mínimas ações que tem custo reduzido comprado a economia que elas proporcionam  demonstraria uma postura mais preocupada com a sustentabilidade e agregaria valor ao serviços oferecidos pela administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com