TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matematica Discreta

Por:   •  21/10/2015  •  Abstract  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica - Campi Contagem

Sistemas de Informação

Introdução à Computação

Nome: Matheus Máximo R. Campos

Matrícula: 545178

Contagem, 27 de agosto de 2015

Processadores: Evolução nos últimos 15 anos.

O processador, também conhecido como CPU, é peça fundamental dos computadores. E não estamos falando apenas dos famosos PCs. Celulares, vídeo games, smartphones, tablets: todos esses dispositivos precisam de processadores para funcionar. Esse componente tão vital é responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas de computador fazem uso. Portanto, nada funciona sem a famosa CPU.

  • Processadores modernos:

        Os modelos atuais de processadores, formados por circuitos integrados em um único chip de silício, só foram aparecer no início da década de 70. Antes os modelos não eram formados por uma única unidade central, mas por vários módulos interconectados.

Evolução:

  • Década de 90:

Intel lança o primeiro Pentium em 1993, com um clock de 100Mhz, que com um tempo conseguiu chegar a 200Mhz com melhorias. 

Em 1995 Intel lança o novo Pentium Pro com várias melhorias em relação ao seu antecessor, este seria a base para os futuros Pentium II, Pentium III e Pentium M.

Nessa mesma época a AMD começa a ganhar mercado com o modelo AMD-K5, concorrente do Pentium Original.

Em 1997 o Pentium II foi lançado, atingindo a marca de 450 Mhz de clock.

Seguida pela AMD que lançava o AMD-K6 que batia de frente com o novo Pentium II. A partir daí as duas empresas começam uma “corrida” para lançar processadores com melhor desempenho e maior frequência de clock.

  • A lei de Moore:

Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, afirmou que o números de transistores em um processador dobraria, sem custo adicional, a cada 18 meses. Afirmação essa, que ficou conhecida como Lei de Moore e foi válida, principalmente na década de 90.

No mercado era evidente o avanço exponencial no poder de processamento, mais ainda em 1999 e 2000, quando foram lançados o Pentium III pela Intel e o AMD-K7 pela AMD.

A AMD superava a Intel com seu processador Athlon que possuía um clock maior que 1Ghz, superando o Pentium III.

Em 2001 a Intel superava novamente com o lançamento do Pentium 4, que trabalhava com um clock de até 2Ghz e trazia a empresa novamente ao topo do mercado. [pic 1]

        

  • Anos 2000: Processadores Multicore e o fim da Lei de Moore

Após o lançamento do Pentium 4 os transistores já estavam tão pequenos que ficou muito difícil de aumentar o clock por limitações físicas, principalmente por superaquecimento.

A solução foi usa mais de um núcleo ao mesmo tempo. Assim cada núcleo não precisa trabalhar em uma frequência tão alta. Assim um processador dual core de 1,5Ghz teria um processamento semelhante a um processador de um núcleo com 3Ghz de clock. Um sistema chamado escalonamento define qual núcleo irá executar determinado comando, mas como o escalonamento demora algum tempo fica quase impossível atingir o dobro da performance.

  • A era dos 64bits

No começo do ano 2000 ficou claro que os processadores 32bits não seriam mais eficientes, pois os mesmos só conseguiam endereçar 4Gb da memória ram, logo a solução foi que começassem a trabalhar em tecnologias de arquitetura 64bits.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (237.7 Kb)   docx (146.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com