TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Operação das Redes Metro Ethernet

Por:   •  27/4/2019  •  Artigo  •  6.761 Palavras (28 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 28

OPERAÇÃO DAS REDES METRO ETHERNET

Robson Meireles Salles*

RESUMO

Este artigo visa esclarecer os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnologia. Ao longo desse artigo foi ressaltado que as redes Metro Ethernet têm diversos benefícios tanto para provedores quanto para clientes em matéria de custos e qualidade de tecnologia sem fio. Produtos e equipamentos Metro Ethernet vêm sendo aplicados no mundo inteiro com expansão considerável dessa tecnologia. Por meio de um padrão bem estruturado e estudado, o Metro Ethernet consegue difundir-se de maneira uniforme às redes já instaladas das operadoras, além de, obviamente, trabalhar em perfeita harmonia com novos padrões que estão surgindo na atualidade.

Palavras-chave: Metro Ethernet; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação. 

ABSTRACT

This article aims to clarify the main aspects of Metro Ethernet concepts and services involved in this technology. Throughout this article was pointed out Metro Ethernet networks have several benefits for providers and customers in terms of cost and quality of wireless technology. Products and Metro Ethernet equipment are being applied in the world with considerable expansion of this technology. Through a well-structured and researched, the Metro Ethernet can spread evenly carriers ’  networks already installed, as well as, obviously, working in perfect harmony with new standards that are emerging today.

Keywords: Metro Ethernet; Information systems; Information technology. 

INTRODUÇÃO

Metro Ethernet é um modo de utilizar redes Ethernet em áreas metropolitanas e geograficamente distribuídas. Esse conceito surgiu, pois, de acordo com alguns estudos, o tráfego de dados estaria superando o tráfego de voz nas redes metropolitanas, portanto, seria mais interessante utilizar uma infraestrutura de transmissão de dados do que uma TDM (Time Division Multiplexing), sendo esta última criada originalmente para a transmissão de voz. Este artigo visa esclarecer os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnologia (Serviços Metro Ethernet) (MEF, 2007).  

A versatilidade e escalabilidade do padrão Ethernet simplificam e reduzem os custos de manutenção e operação da rede, além de possibilitarem o desenvolvimento de novos serviços e produtos por parte dos fabricantes e operadoras (MEF, 2007).  

Para o desenvolvimento do trabalho, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica ancorada em um estudo de caso. Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, ancorada nos seguintes procedimentos: Pesquisa Bibliográfica a partir da revisão de literatura sob a temática abrangendo enciclopédias, coleções, livros, artigos, revistas e jornais on-line, retirados de bibliotecas digitais de instituições como: USP e PUC, enquanto a pesquisa documental valeu-se de informações colhidas de trabalhos públicos e privados. As publicações encontradas serão organizadas como pesquisa e de revisão e, posteriormente, categorizadas. A revisão bibliográfica far-se-á mediante análise acurada da literatura aplicada, extraindo-se os pontos relevantes ao tema explicitado, com o fim de justificar as ações apresentadas.

Apesar da existência de outras pesquisas envolvendo o tema, há, ainda, fatos a serem destacados na problemática deste estudo. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para o preenchimento dessa lacuna, servindo de base para outros pesquisadores que se interessem pelo assunto. Porém, cabe ressaltar aqui que não é objetivo do presente trabalho esgotar todas as considerações sobre a temática tratada, e sim, realizar uma análise sucinta sobre os pontos mais importantes, de maneira a esclarecer da melhor forma possível as hipóteses expostas ao longo deste trabalho.

1 - REVISÃO DE LITERATURA

1.1 - Sistema de informação na era digital

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação, mas, na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que a outra. Pode-se também dizer que “Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele" (O’BRIEN, 2004).

De acordo com Cruz (2010, p.26), Tecnologia da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar e ou processar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.

Já Dias (1985), ressalta que o conceito, a noção que tem-se de informação, é bem vaga e intuitiva. Quando se faz uma pergunta, pede-se uma informação. Quando se assiste televisão, ou um filme, absorve-se informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabe-se que se está lidando com algum tipo de informação. Até quando uma piada é contada transmite-se informação. Usa-se, absorve-se, assimila-se, manipula-se, transforma-se, produz-se e transmite-se informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não há uma consenso do que é, de fato, informação. Não se tem uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabe-se intuitivamente o que é informação, mas não se consegue descrevê-la em palavras.

Conforme Navarro (2007), a Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos não-humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, é a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas.

A informação tornou-se tão importante que Drucker (1993) defende o primado da informação como a base e a razão para um novo tipo de gestão em que, a curto prazo, se perspectiva a troca do binômio capital/trabalho pelo binômio informação/conhecimento como fatores determinantes no sucesso empresarial. Caminha-se para a sociedade do saber onde o valor da informação tende a suplantar a importância do capital. A informação e o conhecimento são a chave da produtividade e da competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (269.3 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com