TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação a Objetos

Por:   •  6/12/2018  •  Artigo  •  5.648 Palavras (23 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 23

CEP – ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

SISGER

SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO

JOAO BATISTA PEREIRA DUTRA

Ceilândia/DF

2018

CEP – ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

SISGER

SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO

Pré-projeto de Pesquisa apresentado à Escola Técnica de Ceilândia – ETC, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Metodologia de Pesquisa e Ensino do Curso Técnico em Informática, sob a orientação da Prof. Jussara Rodrigues Soares.

Ceilândia/DF

2018


SISGER

SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO

João Batista Pereira Dutra[1]

Jussara Rodrigues Soares[2]

RESUMO

        O presente trabalho mostra a aplicação da Programação Orientada a Objetos (POO) em aplicação Web. O objetivo deste trabalho é criar um Sistema capaz de informatizar um Consultório Odontológico para atendimento à Pacientes, tanto no ao pré-atendimento, como também no registro de serviços prestados pelo profissional da área. O que motivou a elaboração do presente trabalho, para que posteriormente possa ser feita a aplicação web, foi a dificuldade que a empresa estava encontrando no relacionamento com seu cliente/usuário, ainda no pré-atendimento.  O trabalho está divido em 5 partes a saber: 1 – Introdução, que pretende introduzir o Leitor no contexto do documento hora elaborado. 2 – Objetivo gerais e específicos, que traz as informações do que se pretende com este trabalho quando do seu término. 3 – Sistema Proposto, que ao leva o Leitor o esclarecimento da linguagem que será utilizada e de como ela será usada para o desenvolvimento do SISGER – SISTEMA DE GERENCIAMENTO ODONTOLOGICO.  4 – Conclusão: após ter sido feita uma pesquisa sobre as diversas linguagens de programação utilizadas hoje e chegou-se à conclusão que a melhor a ser usada no desenvolvimento do referido Sistema Gerenciamento Odontológico será o PHP, por ser tratar de uma linguagem que melhor se adequa a Web, de melhor compreensão, por ser orientada a objetos que traz consigo uma maior clareza ao código e permite a reutilização do mesmo. 5 – No item referente à Bibliografia, o Leitor terá informações referentes a base bibliográfica de onde se baseará o trabalho aqui proposto.

PALAVRAS CHAVES: Consultório. Odontológico. Sistema. POO. PHP

Sumário

1 -  INTRODUÇÃO        5

2 - OBJETIVOS DO SISTEMA        6

2.1 - Objetivo Geral        6

2.2 - Objetivos Específicos        6

3 - SISTEMA PROPOSTO        7

3.1 - Metodologia (Analise Orientada a Objetos)        7

3.2 – Classe e Objetos        8

3.2.1 – Modelo de definição de classe empresa com atributos nome, endereço, CNPJ, data de fundação, faturamento e utilizando o método imprimir.        8

3.2.2 – Modelo de definição de objetos da classe empresa.        9

3.3 – Associação        10

3.3.1 – Modelo de implementação de uma associação entre classes “Pessoa” e “carro”.        10

3.4– Herança        13

3.4.1 – Modelo de implementação de herança entre as classes “pessoa” e “funcionário”. Após ser definida, a classe pessoa será utilizada como base para a classe funcionário.        13

3.5 – Polimorfismo        15

3.5.1 – Modelo de polimorfismo, usando a classe “conta”, “contaEspecial” e “contaPoupanca”.        15

3.6 – Orientação a Objeto em PHP        17

3.6.1 – Criação de uma classe em PHP        17

3.6.2 – Definição de atributos da classe        18

3.6.3 – Instanciação e acesso aos atributos da classe        18

3.6.4 – Visibilidade da Classe        18

3.6.5 – Acesso de usuário a classe        19

3.6.6 – Implementação de herança em PHP        19

3.6.7 – Utilizando classe herdada em PHP        20

4 – CONCLUSÃO        21

5 – BiIBLIOGRAFIA        22


        1 -  INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa apresentar a solução para as dificuldades apresentadas por um Consultório Odontológico no que diz respeito ao atendimento ao cliente. A empresa percebeu que o relacionamento com o seu usuário/cliente, em muitos momentos acaba sendo demorado, principalmente no pré-atendimento, pois este ainda é feito por meio de fichas com preenchimento manual e como consequência, devido a esta demora o número de reclamações vem aumentando muito por parte de seus usuários/clientes.

        Tempo é dinheiro. Olhando para esta máxima percebeu-se que as pessoas não têm mais tempo para ficar parado esperando um pré-atendimento numa sala de Consultório Odontológico, muitas vezes levando o Paciente ao estresse desnecessário. Diante deste contexto buscou-se através de pesquisas e analise de situações observadas anteriormente uma solução para o problema e daí surgiu o seguinte questionamento: É possível criar um software para que venha atender a demanda apresentada pela empresa?

Após o levantamento do problema e analise dos mesmos, chegou-se a conclusão que a melhor maneira de atender os usuários/clientes da empresa seria através da informatização do Consultório Odontológico onde o pré-atendimento se tornaria mais rápido e mais e eficaz, inclusive quando este for atendido pelo profissional que poderá lançar todo o historio do paciente no sistema, permitindo que este possa futuramente fazer o acompanhamento através de uma área restrita própria do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com