TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Programação em Banco de Dados

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade - Anhanguera

Curso Superior em Sistemas de Informação – 3º e 4º Semestre – Noturno.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS

Responsável:


Universidade - Anhanguera

Curso Superior em Sistemas de Informação – 3º e 4º Semestre – Noturno.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Título do Trabalho: Programação em Banco de Dados

Responsável: Kleber Pedron

                              

                              

                Série e Turma: 3º e 4º Semestre - Noturno


  1. Sumário

1.        Etapa        

1.1.        Passo 1        

1.2.        Passo 2        

1.3.        Passo 3        


  1. Etapa
  • Aula-tema: SQL: Comandos Select e cláusulas associadas, SQL: Comandos Select e cláusulas e comando Insert, SQL: Comando Update, Delete e Visões em SQL.
  1. Passo 1

Fazer uma pesquisa no livro texto ou nos livros complementares da disciplina sobre os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML (Data Manipulation Languagem). Em seguida, elaborar um resumo de pelo menos três páginas sobre o resultado da pesquisa.

Consultas SQL

Consulta em SQL é utilizado o comando SELECT, com o comando SELECT podemos estar selecionando a tabela e/ou linha e fazendo a consulta, como por exemplo, utilizando o comando:

Sintaxe do comando SELECT

“SELECT * FROM ” (para selecionar a tabela toda)

“SELECT FROM ” (para selecionar só a coluna da tabela)

“SELECT COUNT” (para selecionar e contar os dados da tabela)

O comando SELECT nada mais é que uma declaração SQL que retorna um conjunto de dados nos registros de uma ou mais tabelas, sendo um dos comandos mais simples e ao mesmo tempo o mais extenso da SQL devido as funções, operandos, comandos, sub-comandos e clausulas não obrigatória. O comando também há de mostrar de zero ou mais linhas de uma ou mais tabelas. Na maioria das aplicações, o SELECT é o comando mais utilizado em DML (Date Manipulation Language). Como SQL é uma linguagem não procedures, consultas SELECT especificam um conjunto de resultados, mas não especificam como calculá-los, ou seja, a consulta em um plano de consulta é deixada para o sistema de banco de dados, mais especificamente para os otimizadores de consulta.

  1. Passo 2

Elaborar um arquivo de texto contendo as consultas SQL para realizar algumas consultas para o sistema SIG. As consultas são baseadas nas tabelas do banco de dados ilustrados junto à descrição do desafio na figura 1.

As consultas no sistema SIG devem atender os requisitos abaixo:

  • Consulta Clientes: Exibir os campos: nome, cidade, UF, idade, gênero. Os registros devem estar ordenados por nome. Filtros da consulta: cidade.
  • Consulta Funcionários: Exibir os campos: nome, cargo, idade, data de admissão, valor da comissão. Os registros devem estar ordenados por cargo. Filtros da consulta: ativo.
  • Consulta Vendas por Funcionário: Exibir os campos: nome do funcionário, valor da venda. Os registros devem estar ordenados por valor da venda, sendo os maiores valores exibidos primeiro. Filtros da consulta: dia da venda.
  • Consulta Vendas por Produtos: Exibir os campos: descrição do produto, preço de venda do produto, valor total de vendas para produto. Os registros devem estar ordenados pelo valor total das vendas, sendo os valores maiores nos primeiros registros. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.
  • Consulta Vendas por Cliente2: Exibir o nome do cliente, cidade, quantidade total de vendas, valor total de vendas. A consulta deve exibir todos os clientes, inclusive aqueles que não possuem registros de venda. Os registros devem estar ordenados por nome e cidade. Filtros da consulta: mês em que foram realizadas as vendas.

SELECT * FROM Cliente

SELECT nome_cli, cidade_cli, UF_cli, idade_cli, genero_cli

ORDER BY cidade_cli asc;

SELECT * FROM Funcionario

SELECT nome_func, cargo, idade_func, dt_admissao, comissao

ORDER BY cargo asc

WHERE ativo = ‘SIM’;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (126.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com