TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rede mundial de computadores

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

A rede mundial de computadores, vem crescendo cada vez mais. Sem entrar nos detalhes no que compete a história da internet, a rede mundial de computadores se transformou em um dos principais meios de comunicação do mundo, além de servir como base de diversos sistemas que fazem parte da vida cotidiana da sociedade moderna.

A internet vem cada vez mais avançando e sendo não somente utilizada por computadores pessoais, como por telefones que hoje em dia são verdadeiros computadores de mão. Estamos entrando na fase da internet das coisas, aonde diversos dispositivos têm conecção com a internet e interagem conjuntamente com a sociedade.

Com o aumento do número de dispositivos eletrônicos conectados na rede mundial de computadores, cresce também a importância e o número de crimes envolvendo o uso da rede para as práticas delituosas.

Uma vez que se pode controlar até mesmo indústrias por sistemas na internet, temos o grande perigo de um ataque cibernético paralizar serviços públicos e até mesmo servir de arma de destruição em massa, como foi no caso do Virus StuxNet.

No Brasil porém o caso é outro, os brasileiros são uma grande parcela da população mundial que acessa a rede mundial e uma das que mais utiliza a internet, pois em média um brasileiro passa 30 horas conecatdo na rede mundial, quando a média mundial é de 24 horas por semana.

Apesar dos números cada vez maiores, não temos o histórico de grandes hackers como nos estados unidos, porém, tais práticas tem crescido no país de forma assustadora. Os principais criminosos da rede mundial de computadores são jovens de até 25 anos, (não devemos nos ater somente a idade de 25 anos, pois esta idade representa a geração de que teve acesso a computadores é provável que essa idade no brasil possa cair uma vez que na geração presente desde cedo crianças tem contato com a tecnologia, coisa que na geração presente só foi possíve com certa idade), geralmente pessoas menos sociáveis amantes de tecnologia e da cultura geek. Não é preconceito fazer tais afirmações pois para se cometer crimes cibernéticos exige uma busca de conhecimento específico po tecnologia que geralmente é encontrada em certo perfil de pessoas.

Os principais crimes praticados no brasil, não são tão elaborados quanto em outros países aonde se pratica muito o APT advanced persistent threat, Ou, ameaça persistete avançada, que seriam grupos de hackers desenvolvedores, geralmente contratados por grandes empresas ou até mesmo governos.

No caso do brasil, existe uma grande gama de criminosos não muito sofisticados que roubam informações de vítimas, muito delas, ignorantes ao uso correto da tecnologia digital, que acabam dando suas informações e credenciais. Uma vez tendo obtido tais informações se comete os demais crimes.

Sendo assim é comum no brasil crimes de pouca elaboração de programação e exploits e invasão. A maioria dos crimes envolve engenharia social, ou pishing, spear phishing, roubo de identidade, dentre outros tipos de crime relacionados.

No geral o criminoso engana pessoas e rouba informações, que depois são usadas para se ganhar dinheiro, seja vendendo banco de dados, seja vendendo informações acerca das contas bancárias de uma vítima, ou até mesmo fazendo se passar pela vítima para cometer outros crimes.

Existe também os pedófilos virtuais, e neste caso o crime também comum no brasil, aonde o criminoso com perfil sádico alicia a vítima e acaba colecionando conteúdo pornográfico infantil, para seu próprio proveito ou para vender para outros criminosos, ou até mesmo para se efetivamente encontrar com a vítima e ter relações ou praticar outros crimes.

Saindo um pouco da internet convencional, temos a internet criptografada, a chamada deepweb. Existem diversos tipos de internet criptografada, sendo a maios famosa a rede Toor, representada por uma cebola, por suas camadas de criptografia. Porém vale salientar que existe a freenet, i2p, dentre outros.

A deep web é classificada de forma leiga, de acordo com sua profundidade, que seria no caso de acordo com a criptografia usada e de acordo com a popularidade da rede.

A rede toor é uma rede deeo web, porém, existem outras redes criptografadas que são desconhecidas, podendo até mesmo ser feita uma rede governamental que só tenha acesso certos computadores do governo, sendo totalmente secreta e invisível ao público.

A deep web é uma rede de computadores que criptografa toda a menssagem. Cada computador na rede é cliente e servidor ao mesmo tempo e serve como um nó. O nó é aonde a informação passa, e quando ela o faz ela é descriptografada e criptografada novamente e enviada ao próximo nó até chegar ao destinatário que solicitou a informação.

A deepweb não tem servidor fixo, pois ao se conectar sua máquina também vira um servidor, é um tipo de conecção chamada de p2p (peer to peer). Logo é muito difícil se rastrear alguém na deep web servindo como uma forma de se usar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com